CAS aprova regulamentação do reajuste do salário mínimo até 2023 — Rádio Senado

CAS aprova regulamentação do reajuste do salário mínimo até 2023

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO APROVOU PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA A POLÍTICA DE REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO ATÉ 2023. 

LOC: UMA DAS NOVIDADES DA PROPOSTA É A MUDANÇA NOS CÁLCULOS DOS BENEFÍCIOS DE APOSENTADOS QUE GANHAM MAIS DE UM SALÁRIO MÍNIMO. REPÓRTER TONCÁ BURITY. 

(Repórter) A nova política de reajuste do salário mínimo unifica o uso do percentual de crescimento do PIB como referencial para cálculo de salários e benefícios. Assim, a proposta do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais, mantém, em parte, as regras da atual política de salário mínimo até 2023. O que muda mesmo é o uso do PIB como referencial para cálculo do benefício de aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O senador diz que quer acabar com a distorção que reajusta o salário mínimo em 10% e o desses aposentados em, apenas, 5% 

(Paulo Paim) Eles vão acompanhar o crescimento da massa salarial resolve o problema e teremos uma política de salário mínimo de inflação mais PIB e uma política para os aposentados que ganham mais que um salário mínimo, mas do regime geral, onde o teto é de 4 mil e 200 reais em média, acompanhando o crescimento da massa salarial do País 

(Repórter) O projeto original que trata do assunto, apresentado pelo senador Mário Couto, do PSDB do Pará, fixava o salário mínimo em um mil e 400 reais retroativo a primeiro de janeiro de 2014. Mas o senador Paulo Paim disse que o valor do salário mínimo será discutido na Comissão de Assuntos Econômicos. Para ele, o aumento repentino de quase 80% no valor do salário mínimo provocaria sérios danos à economia.
12/02/2014, 03h07 - ATUALIZADO EM 12/02/2014, 03h07
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00