Comissão de Direitos Humanos pode analisar uso recreativo da maconha — Rádio Senado

Comissão de Direitos Humanos pode analisar uso recreativo da maconha

LOC: A REGULAÇÃO DO USO RECREATIVO, MEDICINAL E INDUSTRIAL DA MACONHA PODERÁ SER ANALISADA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DO SENADO. 

LOC: A IDEIA FOI LANÇADA NO PORTAL DE PARTICIPAÇÃO POPULAR DO SENADO E JÁ RECEBEU NÚMERO SUFICIENTE DE APOIOS DE INTERNAUTAS PARA SER AVALIADA PELA CDH. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Implantada no portal e-Cidadania do Senado no dia 30 de janeiro, a ideia legislativa de regular o uso recreativo, medicinal e industrial da maconha foi apoiada por mais de 20 mil internautas. Pelas regras do portal senado.leg.br/ecidadania, esse é o número mínimo necessário para que uma iniciativa seja encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Caberá à CDH decidir se a proposta vai ser transformada num projeto de lei e passar a tramitar no Senado. Os senadores da comissão estão divididos em relação à proposta de regulação do uso da maconha. Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, é médico e alerta para os efeitos prejudiciais da substância nos pulmões, no coração e no cérebro. 

(DAVIM) Se nós estamos numa campanha árdua para diminuir o número de tabagistas no Brasil e no mundo, seria uma incoerência concordarmos com a liberação dessa substância. O uso da maconha tem, sim, severas repercussões ao longo do tempo nos seus usuários. 

(REPÓRTER) Já o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, acha que a proposta de regular o uso da maconha não deve ser rejeitada logo de imediato e merece ser debatida em audiências públicas com a participação de especialistas. 

(SUPLICY) Quais são as vantagens de termos a possibilidade de uma regulamentação à luz, inclusive, da legislação que recentemente foi iniciada em inúmeros países, dentre os quais o Uruguai? É uma tendência que merece ser seriamente estudada. 

(REPÓRTER) Os autores da ideia propõem que a lei permita o cultivo caseiro e o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda de maconha no atacado e no varejo, além de regularizar o uso medicinal da substância.
11/02/2014, 08h47 - ATUALIZADO EM 11/02/2014, 08h47
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00