Simon critica pressão do Executivo para que CPI não seja instalada — Rádio Senado

Simon critica pressão do Executivo para que CPI não seja instalada

LOC: O SENADOR PEDRO SIMON, DO PMDB GAÚCHO, CRITICOU AS PRESSÕES QUE A PRESIDÊNCIA DO SENADO ESTARIA RECEBENDO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, NO SENTIDO DE INVIABILIZAR A INSTALAÇÃO DA CPI QUE INVESTIGARÁ O TRANSPORTE PÚBLICO. 

LOC: E O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, ESPERA QUE O PRESIDENTE RENAN CALHEIROS NÃO CEDA À PRESSÃO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O número de assinaturas para a instalação da CPI do Transporte Público foi garantido ainda em dezembro. Desde então, a instalação do colegiado depende da indicação dos membros pelos líderes partidários. O senador Pedro Simon lembrou que Porto Alegre está passando por uma greve de rodoviários, que paralisa a cidade. Além disso, as manifestações populares de junho de 2013 começaram com os aumentos das passagens dos ônibus da cidade de São Paulo e a sociedade espera uma ação sobre o assunto pelo Senado Federal: 

(Pedro Simon) “A primeira mobilização dos jovens que foram pra rua é exatamente o preço das passagens. Há uma interrogação em vários lugares, inclusive lá no ABC, o que o início de uma fase de corrupção foi a nível das passagens, as cobraças das passagens. Hoje no Rio Grande do Sul tá... hoje em Porto Alegre, nós já estamos há 10 dias sem transporte. O Transporte não obedeceram (sic) a determinação da justiça que diz de acordo com a lei. Tem de ter um percentual que preste o serviço. Não teve um ônibus que saiu prá rua.” 

(Repórter) O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, autor do pedido de criação da CPI do Transporte, citou a origem das pressões contra CPI e conclamou ao presidente do senado, Renan Calheiros, a não ceder. 

(Roberto Requião) “Mas eu fiz o aparte mais para utilizar o seu tempo para tornar pública a pressão que a mesa do Senado está recebendo do governo para inviabilizar a CPI do Transporte Urbano.nas cidades do Brasil. Me disse o meu informante, que nada é mais ou menos que o presidente Renan Calheiros, que a pressão está sendo fortíssima. Eu espero que ele resista, os partidos indiquem os membros e a gente instale de uma vez a CPI do Transporte Urbano. 

(Repórter) O senador Pedro Simon lembrou que se alguns partidos não indicarem os membros da CPI, como forma de inviabilizar seu funcionamento, as indicação vão ser solicitadas diretamente ao presidente Renan Calheiros.
06/02/2014, 07h19 - ATUALIZADO EM 06/02/2014, 07h19
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00