Projeto reduz para 50% reserva legal em áreas de florestas em RO — Rádio Senado

Projeto reduz para 50% reserva legal em áreas de florestas em RO

LOC: A RESERVA LEGAL DOS IMÓVEIS RURAIS SITUADOS EM ÁREAS DE FLORESTAS DE RONDÔNIA DEVE BAIXAR DE 80 PARA 50% DA ÁREA DA PROPRIEDADE. 

LOC: PROJETO DE LEI NESSE SENTIDO FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA E SEGUE PARA A ANÁLISE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO. 

TÉC: O Código Florestal fixou, em 2012, que as propriedades rurais situadas em áreas de florestas na Amazônia devem manter 80% da cobertura vegetal nativa preservada. Mas para o senador Acir Gurgácz, do PDT de Rondônia, o percentual inviabiliza o progresso econômico e social do seu estado. Ele ressaltou que o processo de colonização de Rondônia, a partir da década de 60, permitia o aproveitamento de 80% das propriedades rurais. A nova regra para áreas de reserva legal estabelecida pelo Código Florestal seria um golpe contra as famílias da região. 

Acir Gurgácz: Os proprietários rurais de todos os cantos do Brasil, em especial os da amazônia legal, se viram com o passar dos anos seguidamente penalizados com mudanças na legislação florestal do país. 

Repórter: Acir conseguiu o apoio dos demais senadores da Comissão de Agricultura para reduzir para 50% o tamanho da reserva legal nas propriedades rurais situadas em áreas de florestas de seu estado. Mas para entrar em vigor, a proposta ainda vai precisar da aprovação da Comissão de Meio Ambiente do Senado, da Câmara dos Deputados e do apoio da Presidência da República. 
06/02/2014, 11h43 - ATUALIZADO EM 06/02/2014, 11h43
Duração de áudio: 01:13
Ao vivo
00:0000:00