Ministro das Relações exteriores vem ao Senado debater política externa — Rádio Senado

Ministro das Relações exteriores vem ao Senado debater política externa

LOC: O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADOR LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO, ESTARÁ NO SENADO NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA. 

LOC: ELE VAI PARTICIPAR DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA INTERATIVA SOBRE "AS PERSPECTIVAS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA 2014". REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O ministro participa da audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional nesta quinta-feira, dia seis, a partir das 10 horas da manhã. Luiz Alberto Figueiredo vai falar sobre as perspectivas da política externa brasileira para este ano, e debater assuntos que têm pautado as relações do Brasil com outros países, como a delicado relacionamento com os Estados Unidos após as denúncias de espionagem. Figueiredo acaba de fazer uma viagem a Washington, onde se reuniu com a assessora de segurança nacional Susan Rice, na Casa Branca, e com o Alto Representante para o Comércio Exterior, Michael Froman. A audiência no Senado deverá abordar ainda a recente cúpula da Celac, Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, em Cuba; e o impasse nas negociações comerciais do Mercosul com a União Européia. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Ricardo Ferraço, destaca que os senadores pretendem atuar intensamente, junto com o Itamaraty, na elaboração do "livro branco da política externa brasileira" - que vai traçar os caminhos da diplomacia para os próximos anos. 

(FERRAÇO) Dentro de um ambiente bastante democrático, o Itamaraty dará início a um diálogo com o Congresso brasileiro, com a sociedade civil e academia na tentativa de colher subsídios externos para consolidação dessa importante obra. A comissão de Relações Exteriores está à disposição do Itamaraty para que possamos fazer em conjunto a construção dessas estratégias da política externa brasileira. 

(REPÓRTER) A audiência será aberta à participação do público, que já pode encaminhar perguntas e comentários e ainda acompanhar o debate ao vivo pelo portal e-Cidadania. O endereço na Internet é: www.senado.leg.br/ecidadania. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.
31/01/2014, 11h38 - ATUALIZADO EM 31/01/2014, 11h38
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00