Arrecadação bate recorde, mas senadores questionam alta carga tributária do país — Rádio Senado

Arrecadação bate recorde, mas senadores questionam alta carga tributária do país

LOC: O GOVERNO ARRECADOU MAIS DE UM TRILHÃO E CEM BILHÕES DE REAIS COM IMPOSTOS EM 2013. APESAR DO RECORDE HISTÓRICO, SENADORES QUESTIONAM A ALTA CARGA TRIBUTÁRIA NO PAÍS.

LOC: O CONGRESSO NACIONAL TAMBÉM APROVOU UMA SÉRIE DE PROJETOS QUE BUSCAM DAR MAIS TRANSPARÊNCIA E REDUZEM O PESO DOS IMPOSTOS NO BOLSO DOS BRASILEIROS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: Segundo a Receita Federal, a arrecadação de impostos e contribuições em 2013 somou um trilhão e cento e trinta bilhões de reais. Na comparação com 2012, o valor aumentou 109 bilhões de reais e subiu mais de 4 por cento, descontada a inflação. Apesar de representar um recorde histórico, os senadores questionam a alta carga tributária brasileira. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, argumenta que as empresas e os consumidores brasileiros pagam muitos impostos sem receber um serviço público de qualidade. 

(Cyro) Esses números são assustadores. Não são para comemorar porque isso significa que os brasileiros cada dia pagam mais impostos e têm menos benefícios. Cada vez, o governo gasta mais e gasta mal 

(Repórter) Um série de projetos aprovados pelo Congresso Nacional em 2013 busca diminuir o peso dos tributos no bolso dos contribuintes e aumentar a capacidade de competição das empresas brasileiras. Entre elas, as propostas que beneficiam os agricultores e as pequenas empresas de tecnologia da informação e de comunicação, as chamadas "Start-ups". Outro projeto zerou a cobrança de PIS/PASEP da COFINS sobre o transporte público nas cidades, como ônibus, trem e metrô. Para o senador Jorge Viana, do PT do Acre, a ideia é oferecer passagens mais baratas. 

(Jorge Viana) algo que diz respeito diretamente à vida dos cidadãos brasileiros. Especialmente os mais pobres. Aqueles que necessitam de um transporte público para ir e vir 

(Repórter) Outra lei aprovada pelo Congresso ajuda a dar mais transparência e prevê o detalhamento dos impostos pagos pelos consumidores nas notas fiscais. A nova regra passa a valer a partir de junho deste ano.
23/01/2014, 11h39 - ATUALIZADO EM 23/01/2014, 11h39
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00