Pequenos agricultores poderão pagar dívidas com descontos de até 65% — Rádio Senado

Pequenos agricultores poderão pagar dívidas com descontos de até 65%

LOC: PEQUENOS AGRICULTORES PODERÃO PAGAR AS DÍVIDAS COM DESCONTOS QUE PODEM CHEGAR A 65 POR CENTO.  

LOC: PARA O SENADOR CASILDO MALDANER, A MEDIDA VAI PERMITIR QUE O PEQUENO AGRICULTOR FIQUE NO CAMPO E TENHA CONDIÇÕES DE VENDER PRODUTOS DE QUALIDADE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Agricultores que tomaram dinheiro emprestado do Pronaf, Programa Nacional da Agricultura Familiar, e do Proger, Programa de Geração de Emprego e Renda Rural Familiar, terão condições facilitadas para quitar ou renegociar dívidas em atraso. Em decisão publicada no Diário Oficial, o governo autorizou o desconto, o chamado "rebate", de até 65 por cento nas operações de crédito rural com saldo devedor de no máximo 10 mil reais. Integrante da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, disse que a medida vai permitir que os pequenos agricultores coloquem o pagamento das dívidas em dia e se habilitem a receber novos financiamentos. Resultado: poderão permanecer no campo e melhorar a qualidade da produção, garantindo espaço no mercado. 

(MALDANER) Porque hoje a competição dos maiores, em função da escala, faz com que os pequenos saiam e acabem vendendo e vão procurar em bolsões de cidades outra atividade. Ou seja: é o famoso êxodo rural. 

(REPÓRTER) O prazo para a quitação da dívida vai até 31 de dezembro de 2014. E a ideia é que cerca de 260 mil produtores de baixa renda regularizem a situação e voltem a obter financiamentos do Pronaf.
03/01/2014, 09h09 - ATUALIZADO EM 03/01/2014, 09h09
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00