CRE debaterá vigilância do espaço aéreo brasileiro com desativação de caças Mirage
LOC: COMO VAI FICAR A VIGILÂNCIA DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO COM A APOSENTADORIA DOS AVIÕES MIRAGE? O ASSUNTO SERÁ DEBATIDO NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL LOGO NA VOLTA DOS TRABALHOS DO CONGRESSO, EM FEVEREIRO.
LOC: O ÚLTIMO VOO DO CAÇA DE FABRICAÇÃO FRANCESA OCORREU EM 31 DE DEZEMBRO, E OS NOVOS AVIÕES SUECOS GRIPEN DEVEM COMEÇAR A CHEGAR SÓ EM 2018. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:
TÉC: Em operação desde 2006, os 12 aviões de combate F-2000 Mirage não fazem mais a vigilância do espaço aéreo brasileiro. O caça de fabricação francesa fez o voo de despedida no último dia de 2013, num trajeto entre a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro, onde vai ficar em exposição. O Mirage será substituído pelo Gripen NG, da sueca Saab, e o primeiro dos 36 novos aviões só deve começar a voar em 2018. Como vai ficar até lá o patrulhamento do espaço aéreo é a preocupação do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Ricardo Ferraço, senador do PMDB do Espírito Santo. Ferraço anunciou que vai tocar no assunto quando a comissão debater a compra dos caças suecos. A audiência deve ser marcada para logo depois da volta dos trabalhos do Congresso, em fevereiro.
(FERRAÇO) Nessa reunião que nós faremos com o Ministério da Defesa e com a Força Aérea Brasileira estaremos focando os esforços que o governo brasileiro terá que fazer para esse período de transição, em que nós teremos um vácuo, um gap na ocupação desses espaços. A Comissão de Defesa continuará atuando firmemente nessa direção.
(REPÓRTER) Enquanto os novos aviões não chegam, a FAB vai monitorar os céus brasileiros com caças F-5, modelo da década de 70 de fabricação norte-americana. A frota foi modernizada recentemente pela Embraer, que dotou os aparelhos de novo sistema eletrônico e radar com maior capacidade de detecção de alvos.
LOC: O ÚLTIMO VOO DO CAÇA DE FABRICAÇÃO FRANCESA OCORREU EM 31 DE DEZEMBRO, E OS NOVOS AVIÕES SUECOS GRIPEN DEVEM COMEÇAR A CHEGAR SÓ EM 2018. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:
TÉC: Em operação desde 2006, os 12 aviões de combate F-2000 Mirage não fazem mais a vigilância do espaço aéreo brasileiro. O caça de fabricação francesa fez o voo de despedida no último dia de 2013, num trajeto entre a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro, onde vai ficar em exposição. O Mirage será substituído pelo Gripen NG, da sueca Saab, e o primeiro dos 36 novos aviões só deve começar a voar em 2018. Como vai ficar até lá o patrulhamento do espaço aéreo é a preocupação do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Ricardo Ferraço, senador do PMDB do Espírito Santo. Ferraço anunciou que vai tocar no assunto quando a comissão debater a compra dos caças suecos. A audiência deve ser marcada para logo depois da volta dos trabalhos do Congresso, em fevereiro.
(FERRAÇO) Nessa reunião que nós faremos com o Ministério da Defesa e com a Força Aérea Brasileira estaremos focando os esforços que o governo brasileiro terá que fazer para esse período de transição, em que nós teremos um vácuo, um gap na ocupação desses espaços. A Comissão de Defesa continuará atuando firmemente nessa direção.
(REPÓRTER) Enquanto os novos aviões não chegam, a FAB vai monitorar os céus brasileiros com caças F-5, modelo da década de 70 de fabricação norte-americana. A frota foi modernizada recentemente pela Embraer, que dotou os aparelhos de novo sistema eletrônico e radar com maior capacidade de detecção de alvos.