Senadores elogiam MP que libera recursos para vítimas de enchentes — Rádio Senado

Senadores elogiam MP que libera recursos para vítimas de enchentes

LOC: OS TRÊS SENADORES DO ESPÍRITO SANTO ELOGIARAM A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PRETENDE TORNAR MAIS RÁPIDA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO ESTADO. 

LOC: MAIS DE 20 PESSOAS MORRERAM POR CAUSA DAS FORTES CHUVAS QUE ATINGEM O ESPÍRITO SANTO HÁ QUASE DUAS SEMANAS; O NÚMERO DE DESABRIGADOS CHEGA A 50 MIL. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, a Medida Provisória 631 tem o objetivo de acelerar o repasse de verbas federais a estados e municípios atingidos por desastres. A MP foi editada depois que a presidente Dilma Rousseff visitou áreas afetadas pelas enchentes no Espírito Santo, onde mais de 50 dos 78 municípios já decretaram estado de calamidade ou de emergência. Os três senadores capixabas elogiaram a iniciativa. Ana Rita, do PT, disse que a ajuda federal vai amenizar o sofrimento das vítimas das chuvas, consideradas as mais fortes que atingiram o estado nos últimos 90 anos.  

(A RITA) Foi uma medida que vai ajudar muito as famílias que estão desalojadas aqui no estado e que são muitas. O estado passa por uma das maiores enchentes dos últimos anos. Essa medida provisória é altamente necessária, importante, e que vai, com certeza, contribuir muito para que as famílias possam retomar as suas vidas. 

(REPÓRTER) Ricardo Ferraço, do PMDB, chamou a atenção para os entraves burocráticos que prejudicam o socorro às vítimas. 

(FERRAÇO) Ela pode derrotar a burocracia, ou mesmo a "burrocracia", que retarda, que impede a liberação dos recursos. Essa medida provisória vai possibilitar que o governo federal possa atender com agilidade os nossos municípios que passam por dias de muito sofrimento. 

(REPÓRTER) E Magno Malta, do PR, espera que a liberação mais rápida de verbas, como prevê a medida provisória, faça com que o dinheiro chegue realmente a quem precisa. 

(MAGNO) Eu acho uma coisa fantástica e já veio tarde demais. Tantas catástrofes que já aconteceram no Brasil e que não tiveram essa repercussão, como uma seca no nordeste do Espírito Santo, e até hoje o recurso não veio. E agora, essa desburocratização com essa medida provisória, vai dar agilidade. E nós esperamos é que tenham cuidado com esses recursos, no sentido de fiscalizar. 

(REPÓRTER) A MP 631 determina que a transferência de recursos seja feita por meio de depósito em conta mantida pelo estado ou município em bancos federais. E que vai ser de responsabilidade da União definir as ações de prevenção em áreas de risco e de recuperação de regiões atingidas por desastres.
26/12/2013, 10h16 - ATUALIZADO EM 26/12/2013, 10h16
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00