CDH quer punição para oficiais que perseguiram membros da Comissão da Verdade — Rádio Senado

CDH quer punição para oficiais que perseguiram membros da Comissão da Verdade

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ENVIA MATERIAL E COBRA PROVIDÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SOBRE PERSEGUIÇÃO DA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA A MEMBRO DA "COMISSÃO DA VERDADE" NO PARÁ. 

LOC: ENTENDA ESTE CASO, QUE LEVOU A PRESIDENTE ANA RITA A PEDIR A PUNIÇÃO DOS ENVOLVIDOS, NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Na terça-feira a Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça do Senado realizou uma Audiência sobre ossadas encontradas no interior do Pará, que podem ser de ex-militantes da guerrilha do Araguaia assassinados durante a ditadura militar. Um dos convidados foi o membro da Comissão da Verdade naquele Estado, o filósofo Paulo Fonteles. No retorno a Belém ele teria sido perseguido durante horas por oficiais da Agência Brasileira de Inteligência, enviou por celular fotos com as placas dos veículos para o senador João Capiberibe do PSB do Amapá, e este material entre outros foi encaminhado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado para o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, como explicou a presidente Ana Rita do PT do Espírito Santo. 

(ANA RITA): Aconteceu um fato muito grave no retorno de um dos convidados no Estado do Pará. Durante a Audiência o convidado Paulo Fonteles apontou supostos autores e envolvidos em uma série de assassinatos a militantes políticos ocorridos no período da ditadura militar. Vale dizer que o sr. Paulo Fonteles também se referiu nominalmente a agentes e ex-agentes da Agência Brasileira de Inteligência que mantém grandes patrimônios em Estados da região Norte do país por meio de práticas ilegais e violentas. 

(REPÓRTER): Ana Rita deu mais detalhes sobre o material enviado ao Ministério da Justiça, e defendeu que os servidores envolvidos sejam punidos, no caso de comprovação das denúncias. 

(ANA RITA): Após a realização da Audiência Pública o sr. Paulo Fonteles retornou ao Pará, tendo sido seguido por agentes da ABIN em 2 veículos, um Palio cor preta placa JWE 3659 e um Citroën C3 prata JHE 5153, em seu trajeto do aeroporto de Belém até o restaurante Duquesa. Eu estou aqui com a foto do carro que foi fotografada pelo próprio, o dr. Paulo Fonteles, onde identifica a placa. Isto é só pra ilustrar como é que é a vida daqueles que lutam pelos direitos humanos. 

(REPÓRTER): O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul acredita que tanto o Ministério da Justiça quanto a Comissão de Direitos Humanos precisam estar bastante atentas a este caso, pois afirmou conhecer as denúncias de Fonteles e acredita que ele pode correr risco de vida.
19/12/2013, 11h47 - ATUALIZADO EM 19/12/2013, 11h47
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00