Vítima de complicações após transplante de medula, morre João Ribeiro — Rádio Senado

Vítima de complicações após transplante de medula, morre João Ribeiro

LOC: MORREU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, O SENADOR JOÃO RIBEIRO DO PR DE TOCANTINS, VÍTIMA DE COMPLICAÇÕES APÓS TRANSPLANTE DE MEDULA. 

LOC: O SENADOR SOFRIA DE LEUCEMIA E ESTAVA INTERNADO HÁ MAIS DE UM MÊS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM. 

TÉC: O senador João Ribeiro do PR do Tocantins estava em seu segundo mandato no Senado Federal, que cumpriria até 2019. Nascido em Campo Alegre de Goiás, ele iniciou sua vida pública em 1982, filiado ao PDS, como vereador de Araguaína, quando a cidade ainda pertencia a Goiás. Em 1986, no PDS, foi o deputado estadual mais votado em Goiás. Nesse mandato, João Ribeiro trabalhou pela criação do estado de Tocantins, que ele considerava a principal herança de sua carreira política. João Ribeiro também foi prefeito de Araguaína, deputado federal e, em Tocantins, secretário de Governo e de Turismo Ecológico. No Senado, sua principal bandeira foi o municipalismo. Atuou pela construção da Ferrovia Norte-Sul, das hidrelétricas dos rios Araguaia e Tocantins e para levar creches, saneamento básico, esportes, estradas e turismo para as cidades do seu estado. Ele defendia mais recursos para os municípios, que segundo sua visão, são os que, de fato, prestam serviços à população: 

(JOÃO RIBEIRO) Um novo pacto federativo com a distribuição da arrecadação do bolo nacional, nós temos que modificar isso. Acho que a maior parte da fatia do bolo tem que ficar com os municípios que vivem um momento de miséria total, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Então, eu defendo que a gente fique com 40 por cento para os municípios, 30 para a União e 30 para os estados. 

(Repórter): João Ribeiro era casado com Cinthia Alves Caetano Ribeiro e tinha sete filhos. O suplente do senador é o empresário Ataídes Oliveira. 

LOC: A ASSESSORIA DO SENADOR JOÃO RIBEIRO DEVE INFORMAR AINDA HOJE QUANDO E ONDE O CORPO SERÁ VELADO E ENTERRADO.
18/12/2013, 00h37 - ATUALIZADO EM 18/12/2013, 00h37
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00