Comissão aprova projeto que obriga prédios públicos a aproveitar água da chuva — Rádio Senado

Comissão aprova projeto que obriga prédios públicos a aproveitar água da chuva

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A PROPOSTA QUE OBRIGA PRÉDIOS PÚBLICOS A APROVEITAREM ÁGUA DA CHUVA. 

LOC: PARA O SENADOR INÁCIO ARRUDA, A MEDIDA VAI AJUDAR NA ECONOMIA DE GASTOS PÚBLICOS. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O projeto do senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás, torna obrigatória a instalação de sistemas de aproveitamento de água da chuva na construção de prédios públicos, além da utilização de telhados ambientalmente corretos. A água captada pode ser usada em vasos sanitários, na irrigação de jardins, limpeza de pisos e pavimentos e nos espelhos d’água. De acordo com a proposta, a medida deve constar em todos os editais de licitação. O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, foi o relator do projeto na Comissão de Infraestrutura do Senado. Ele destaca que a utilização de água da chuva em prédios públicos ajuda a reduzir gastos. 

(Inácio Arruda) Grande parte dessas edificações usam água potável para aguar os seus jardins. Você pode usar água não potável, fazendo economia para o erário. Se tem uma lei que diz que é possível ser feito isso para o setor privado, como é que o setor público não faz nas suas construções? 

(Repórter) O texto ainda deverá ser aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
17/12/2013, 04h45 - ATUALIZADO EM 17/12/2013, 04h45
Duração de áudio: 01:04
Ao vivo
00:0000:00