Comissão de Infraestrutura discute projeto Centro-Oeste Competitivo — Rádio Senado

Comissão de Infraestrutura discute projeto Centro-Oeste Competitivo

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO DISCUTIU NESSA QUARTA-FEIRA O PROJETO CENTRO-OESTE COMPETITIVO. O ESTUDO APONTA A NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DE 106 OBRAS PARA PERMITIR O TRANSPORTE DE CARGAS DE MANEIRA RÁPIDA E SEGURA NA REGIÃO.
 
LOC: ESSAS OBRAS, AVALIADAS EM 36 BILHÕES DE REAIS, FORAM LISTADAS EM UM LEVANTAMENTO FEITO PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI 

(Repórter) O projeto Centro-Oeste Competitivo é um levantamento de gargalos em rodovias, hidrovias e ferrovias, que sendo resolvidos, possibilitarão o transporte eficiente da produção do Centro-Oeste. O diretor da empresa Macrologística, Olivier Girard, que dirigiu o estudo, listou os principais pontos.
 
(Oliver Girard) O primeiro era integrar física e economicamente os estados e as regiões com o restante do Brasil e com os outros países sul-americanos. O segundo ponto e talvez o ponto mais importante é que o objetivo maior aqui era a gente fazer com que os sistemas logísticos da região Centro Oeste se tornassem mais competitivos. O terceiro ponto é o conceito de eixo integrado de desenvolvimento: Transporte, Energia, Telecomunicações e Informática e capacitação de Mão de Obra.

(Repórter) A senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, que havia solicitado a audiência, explicou que o planejamento logístico é fundamental para que o Centro-Oeste possa se desenvolver e defendeu a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste.

(Lúcia Vânia) O governo recriou a SUDECO e ela hoje tem um papel importante: é esse papel de ser o fórum de debates da região centro-oeste. E principalmente para ter um plano de desenvolvimento integrado para a nossa região.
 
(Repórter) Na audiência, o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, lembrou que o Produto Interno Bruto da região Centro-Oeste cresce acima da média nacional. Ele alertou que se nada for executado para melhorar a logística, essa produção se perderá.
11/12/2013, 05h39 - ATUALIZADO EM 11/12/2013, 05h39
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00