Comissão aprova projeto que cria regras para mineração de terras-raras — Rádio Senado

Comissão aprova projeto que cria regras para mineração de terras-raras

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO DE LEI QUE POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE MINÉRIO NO BRASIL.
 
LOC: AS CHAMADASTERRAS-RARAS SÃO IMPORTANTES PARA A PRODUÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS TECNOLÓGICOS, COMO POR EXEMPLO, TELEFONES CELULARES. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) O relatório aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia cria regras para a mineração das chamadas terras raras no Brasil. Os dezessete elementos químicos são utilizados na fabricação de vários produtos de alta tecnologia, como tablets, telefones celulares, turbinas de energia eólica, catalisadores de refino de petróleo e aparelhos de ressonância magnética. Isso porque, esses minerais específicos garantem mais eficiência e menor consumo de energia. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, foi o relator do projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia e disse que além de aumentar a exploração, o Brasil deve buscar dominar a tecnologia das diferentes etapas de produção das terras-raras.

(Luiz Henrique) O Brasil tem que se habilitar a ser um produtor de coisas com valor agregado, com acréscimo tecnológico, e não vender os minerais simplesmente como commodities. O Brasil tem que se habilitar, pela importância da sua economia, a ser um país explorador e produtor de terras-raras.
 
(Repórter) Antes de ser aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia, o assunto foi discutido em cinco audiências públicas entre maio e julho deste ano. O objetivo do debate foi conhecer melhor as chamadas terras raras e avaliar a criação de uma legislação específica sobre o tema. 
10/12/2013, 05h04 - ATUALIZADO EM 10/12/2013, 05h04
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00