Roberto Requião é eleito vice-presidente do Parlasul — Rádio Senado

Roberto Requião é eleito vice-presidente do Parlasul

LOC: O SENADOR ROBERTO REQUIÃO É ELEITO VICE-PRESIDENTE DO PARLASUL, E AFIRMA QUE É IMPORTANTE CONSOLIDAR ESTE PARLAMENTO EM NOSSO CONTINENTE. SAIBA POR QUE NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O senador Roberto Requião do PMDB do Paraná foi eleito na reunião realizada na sede do Parlasul em Montevidéu, a capital do Uruguai, como um dos vice-presidentes deste Parlamento na condição de representante brasileiro. E como a presidência do Parlasul é rotativa, Requião deverá ocupar a presidência em 2015. Atualmente o cargo é ocupado pelo parlamentar uruguaio Ruben Huelmo. O senador paranaense afirma que o Parlamento do Mercosul pode ocupar uma função relevante na resolução das constantes disputas comerciais entre os países do Bloco. 

(ROBERTO REQUIÃO): É fundamental que se estabeleça esta instância parlamentar. Que vai conversar sobre as divergências, tentar conciliar os problemas que possam haver entre empresas brasileiras, empresas argentinas, interesses comerciais, e isto já estava demorando muito. Na próxima reunião a Venezuela entra também, e depois temos a perspectiva da Bolívia e do Equador. 

(REPÓRTER): Requião afirma compreender as razões que levaram a marcar as eleições dos representantes brasileiros no Parlasul para 2020. Hoje, estas vagas são ocupadas por senadores e deputados federais. No entanto, o senador defendia através de Projeto que já em 2014 os brasileiros votassem em seus representantes diretamente. 

(ROBERTO REQUIÃO): Mas esta eleição direta é muito difícil hoje ainda. Nós decidimos lá, na nossa reunião de Montevidéu, que vai ficar a eleição direta pra 2020. Porque não há sequer coincidência de eleições gerais nos países. A eleição geral da Argentina por exemplo, a parlamentar está sendo feita agora, então isto tudo vai ter que ser conciliado. E o outro problema: seria mais 76 parlamentares com seus gabinetes e despesas, isto não seria interessante neste momento. 

(REPÓRTER): Hoje a estrutura que atende os deputados e senadores brasileiros no Parlamento do Mercosul é a de seus gabinetes tanto na Câmara quanto no Senado.
09/12/2013, 10h40 - ATUALIZADO EM 09/12/2013, 10h40
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00