Comissão da Saúde apresenta relatório final nesta terça-feira — Rádio Senado

Comissão da Saúde apresenta relatório final nesta terça-feira

LOC: A COMISSÃO TEMPORÁRIA CRIADA PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA O FINANCIAMENTO DA SAÚDE APRESENTA O RELATÓRIO FINAL NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: OS SENADORES DISCUTIRAM EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM REPRESENTANTES DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS VINCULADAS À SAUDE AS ALTERNATIVAS PARA O SETOR. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) O relator da Comissão Temporária da Saúde, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, vai sintetizar as sugestões apresentadas nas audiências públicas e apresentar propostas para garantir mais recursos para a Saúde. A lei que regulamentou a Emenda Constitucional 29 obriga a aplicação em Saúde de percentual mínimo das receitas apenas a estados, 12%, e a municípios, 15%. O senador Humberto Costa, que é médico e foi Ministro da Saúde, defende um aumento gradual na participação da União no financiamento da saúde para não comprometer o Orçamento. Segundo a PEC do Orçamento Impositivo, que já foi aprovada no Senado e está em exame da Câmara dos Deputados, a União vai ampliar o investimento na área a cada ano até chegar a 15% da sua receita corrente líquida, em cinco anos. As negociações sobre o aumento dos repasses que devem ser feitos pelo Governo Federal adiaram a apresentação do relatório final. O Senador quer que o Congresso Nacional atenda à reivindicação da sociedade por mais dinheiro para a Saúde e já ressaltou a importância de tratar o assunto com prioridade. TÉC: (0911V12 – Humberto Costa – 17”) “Agora é hora de fazer com que a saúde seja prioridade. E ela ser prioridade é nós buscarmos nos próprios recursos, seja do orçamento fiscal, seja da seguridade social, um complemento para nós chegarmos naquilo que nós desejamos”. (Rep): A comissão foi criada em março e é presidida pelo senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.
09/12/2013, 07h07 - ATUALIZADO EM 09/12/2013, 07h07
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00