Requião entrega pedido de CPI do Transporte Público — Rádio Senado

Requião entrega pedido de CPI do Transporte Público

LOC: O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, ENTREGOU O PEDIDO DE CPI DO TRANSPORTE PÚBLICO. 

LOC: HÁ SUSPEITAS DE PROCESSO DE LICITAÇÃO VICIADO E O REPASSE DE RECURSOS PÚBLICOS PARA AS EMPRESAS QUE NÃO REDUZEM AS TARIFAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O pedido para a abertura da CPI do Transporte foi entregue à Mesa Diretora do Senado com 38 assinaturas, onze a mais do que o mínimo necessário. Na justificativa, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito tem o objetivo de investigar as razões do preço alto das passagens, os processos de licitação das concessões do transporte público, os contratos, além dos subsídios concedidos por meio da redução de impostos ou repasses de recursos para as empresas. Roberto Requião argumentou que essa ajuda dos governos não tem retorno para o passageiro, que continua sem transporte de qualidade e pagando uma tarifa elevada. 

(Roberto Requião) Recebi denúncias e informações sobre os absurdos dos subsídios e resolvi propor. Tive informações de Brasília que assustam e precisam ser verificadas. Não vou fazer uma CPI espetáculo. É uma CPI para contribuir com o governo, se o governo quer mesmo corrigir as distorções. 

(Repórter) De acordo com o requerimento, as cidades com problemas de transporte público terão preferência nas investigações, motivadas pelos protestos de junho, que tinham entre as bandeiras a redução da tarifa. Requião destacou que existem empresas especializadas em elaborar editais e contratos viciados em diversas cidades. 

(Roberto Requião) O sistema é um só. Esses subsídios estão sendo dados em todos os estados e municípios. Os contratos, os editais de licitação são iguais ou não tem edital nenhum. Queremos ver o que está acontecendo no País. É um diagnóstico, um raio x nacional.  

(Repórter) Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a inflação medida entre os anos de 2000 a 2012 foi de 125%, enquanto o aumento das passagens de ônibus e metrô foi de 192%.
05/12/2013, 09h24 - ATUALIZADO EM 05/12/2013, 09h24
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00