Comissão realiza audiência em Rondônia para debater Plano Safra da Pesca — Rádio Senado

Comissão realiza audiência em Rondônia para debater Plano Safra da Pesca

LOC: O PLANO SAFRA DA PESCA TEM RECURSOS PARA SEREM INVESTIDOS EM PROJETOS NO SETOR. OS PRODUTORES NÃO TÊM ACESSO A ELES POR FALTA DE CADASTRO DE PROJETOS NO MINISTÉRIO DA PESCA.  

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA PROMOVEU AUDIÊNCIA PÚBLICA EM RONDÔNIA PARA DISCUTIR O PLANO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Para que os produtores tenham acesso a financiamentos, é preciso que se credenciem no Ministério da Pesca e Aqüicultura. A grande maioria deles desiste pelas dificuldades que enfrentam. Segundo o Ministério da Pesca, são mais de 4 bilhões de reais do Plano Safra para investir na piscicultura. O representante da Ministério do Desenvolvimento Agrário, Genair Capeline, garantiu que os recursos podem ser liberados desde que haja projetos: 

(Genair Capeline): “O Ministério da Pesca não tem dificuldade para liberação de recursos.Do mesmo modo para qualquer financiamento que for fazer. Apresente o projeto porque precisa-se de projeto”. O vice-presidente da Comissão de Agricultura, senador Acir Gurgacz do PDT de Rondônia, sugeriu constituir um consórcio com prefeituras de Rondônia e técnicos do Senado, entre outros, para elaborar projetos. E o primeiro será para a construção de entreposto em Pimenta Bueno, em Rondônia, com fábrica de gelo e caminhão para recolher a produção. O objetivo é que haja um local central para o acesso de grandes frigoríficos. 

(Acir Gurgacz) “Pegar isto como meta e fazer este projeto.Este será o primeiro de muitos projetos que nós vamos ajudar e fomentar, ajudar a fazer. Vamos trabalhar para nós levarmos este benefício aos nossos produtores”. 

(Repórter) A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, em Rondônia.
29/11/2013, 08h38 - ATUALIZADO EM 29/11/2013, 08h38
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00