CRE aprova recursos para programas estratégicos das Forças Armadas — Rádio Senado

CRE aprova recursos para programas estratégicos das Forças Armadas

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU EMENDAS PARA A LEI ORÇAMENTÁRIA 2014. A PRIORIDADE DOS SENADORES FOI GARANTIR RECURSOS PARA PROGRAMAS ESTRATÉGICOS DAS FORÇAS ARMADAS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Foram apresentadas 74 propostas de emendas ao orçamento da União para 2014. Mas a Comissão de Relações Exteriores tem o limite de até seis emendas de despesas, três delas de apropriação e as outras de remanejamento. O presidente da Comissão, Ricardo Ferraço, que relatou a matéria, disse que se baseou nos debates feitos com as Forças Armadas e Ministério da Defesa ao longo de 2013 para escolher os programas que receberão os recursos. 622 milhões de Reais vão para o projeto Sisfrom, do Exército - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. 

(FERRAÇO) Ele estabelece ações e estratégias para que possamos ter atuação firme nas fronteiras por onde há vulnerabilidade e por onde ocorrem os crimes transnacionais 

(REPÓRTER) A segunda emenda aprovada, no valor de 80 milhões de Reais, é destinada à Marinha, para o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, um projeto de monitoramento da área marítima brasileira, que tem importância estratégica e econômica. Na opinião de Ferraço, trata-se de um programa de extrema importância considerando as perspectivas de expansão da fronteira petrolífera do pré-sal 

(FERRAÇO 2) Todos sabemos da expansão da fronteira petrolífera, o que exige da Marinha estratégia, diretrizes, recursos e projetos que possam intensificar a presença da Marinha naquilo que chamamos de Amazônia azul. 

(REPÓRTER) A terceira emenda aprovada destina 724 milhões de Reais para o programa Proteger, do Exército, que se destina a proteger instalações, serviços, bens e sistemas essenciais para a segurança do estado brasileiro. As emendas de remanejamento se destinam ao Fundo Aeronáutico e ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.
28/11/2013, 00h28 - ATUALIZADO EM 28/11/2013, 00h28
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00