Comissão Senado do Futuro discute desafios do ensino superior no Brasil — Rádio Senado

Comissão Senado do Futuro discute desafios do ensino superior no Brasil

LOC: A COMISSÃO SENADO DO FUTURO DISCUTIU NESTA MANHÃ OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 

LOC: ESPECIALISTAS PEDIRAM UMA REVOLUÇÃO PARA O BRASIL NÃO FICAR AINDA MAIS PARA TRÁS EM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O ex-ministro e reitor da Unimonte, Ozires Silva, lamentou o ensino deficiente na base. E pediu uma educação mais atraente para os jovens, já que o índice de evasão é muito alto. 

(OSIRES): As soluções vêm com iniciativas e ousadias. Coragem de modificar o que está aí para avançar pro futuro. 

(REPÓRTER): O cientista político Vinícius Lummertz Silva, disse que o Brasil precisa internacionalizar a universidade, trazer mais professores estrangeiros, criar mais centros de excelência e ampliar o Ciência sem Fronteiras. 

(VINÍCIUS): Abrir esse País. Esse País já foi um país de imigrantes, hoje é fechado, tacanho, teimoso. 

(REPÓRTER): O professor da Universidade de Brasília e coordenador do núcleo de estudos do futuro, Isaac Roitman, quer uma nova relação professor/aluno. 

(ISAAC): O quadro negro precisa ficar na história. Ele foi importante na educação no passado. A sala de aula deve ser quase extinta, a sala de aula é um ambiente de prisão. E se a gente olhar para as caras das crianças nas salas de aula, a gente vê que alguma coisa está errada. 

(REPÓRTER): O também professor da UnB e sócio-fundador da Associação Brasileira de Educação a Distância, Manuel Marcos Formiga, foi outro a pedir o fim do decoreba. 

(MANUEL): Todas as evidências mostram: se aprende menos na sala de aula do que fora dela. Os brasileiros que eestão fazendo Ciência sem Fronteira ficaram chocados. Porque praticamente não tem aula nessas universidades boas no mundo. tem tarefas. Você recebe obrigações, vai pesquisar e volta pra prestar contas do que fez. Assistir a aula tradicional, de 50 minutos com professor, é exceção. 

(REPÓRTER): O presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Luís Henrique, do PMDB de Santa Catarina, disse que o Brasil já atingiu a meta de quantidade e que é preciso agora dar qualidade à educação. 

(LUÍS HENRIQUE): Em uma conferência em Joaçaba, o sociólogo Domenico de Masi foi informado por um reitor de uma de nossas universidades, que estava batendo no peito de orgulhoso dizendo o seguinte, veja professor De Masi, já temos 4 faculdades de turismo em SC. E ele respondeu naquele estilo dele, objetivo e ríspido. Por que não tem uma boa? 

(REPÓRTER): A Comissão Senado do Futuro foi instalada em setembro e tem como objetivo promover discussões sobre grandes temas para o futuro do País, bem como aprimorar a atuação do Senado. O colegiado foi criado por sugestão do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal inspirado num modelo do senado chileno.
28/11/2013, 00h09 - ATUALIZADO EM 28/11/2013, 00h09
Duração de áudio: 02:42
Ao vivo
00:0000:00