CDR debate gestão do açude Epitácio Pessoa na Paraíba — Rádio Senado

CDR debate gestão do açude Epitácio Pessoa na Paraíba

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA A GESTÃO DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA, NA PARAÍBA. 

LOC: APESAR DE ATENDER MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS, O RESERVATÓRIO CONTA COM APENAS 40% DA SUA CAPACIDADE OCUPADA. OS DETALHES COM A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O reservatório Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, foi construído na década de mil 950 e, hoje, apenas 41% da capacidade total está ocupada. Mesmo assim, atende mais de um milhão de pessoas na Paraíba e faz com que a média de distribuição de água no estado seja melhor, como explica o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Guillo. 

(Vicente Guillo) O estado da Paraíba tem uma reservação em torno de 30% do seu volume, quer dizer, a água hoje existente é cerca de 30% de seu volume, e se nós retirarmos desses 30% o reservatório de Boqueirão, que está próximo de 40% e tem um grande volume, a média da Paraíba baixaria drasticamente. 

(Repórter) O diretor-presidente da ANA ainda defende a construção de reservatórios em todo o país. 

(Vicente Guillo) Esses reservatórios, inclusive, tem a necessidade de serem feitos em até outras regiões do território brasileiros, como o Sul e o Sudeste, onde os efeitos são efeitos de inundação, e os reservatórios poderiam também, as barragens, poderiam cumprir, e cumprem, um papel de reduzir os impactos das inundações provocadas nessa região. 

(Repórter) A audiência foi solicitada pelo senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, que destacou o problema da escassez de água na maioria dos reservatórios do estado. Para ele, é necessário um esforço coletivo para tentar amenizar a situação. 

(Cícero Lucena) Separar educação, eficiência para não ter desperdício de água, educação para o consumidor não desperdiçar água, ter o monitoramento e o gerenciamento e as ações complementares para esperarmos a transposição das águas do Rio São Francisco na urgência não de campanhas, mas na urgência da sobrevivência do povo paraibano. 

(Repórter) Participaram da audiência prefeitos, parlamentares e representantes de instituições ambientais, industriais e comercias da Paraíba.
27/11/2013, 05h10 - ATUALIZADO EM 27/11/2013, 05h10
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00