Ano Internacional da Agricultura Familiar será tema de sessão no Senado — Rádio Senado

Ano Internacional da Agricultura Familiar será tema de sessão no Senado

LOC: OS AGRICULTORES FAMILIARES SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS.  

LOC: PARA VALORIZAR OS HOMENS E MULHERES DO CAMPO, A ONU VAI INSTITUIR 2014 COMO O ANO DA AGRICULTURA FAMILIAR. O SENADO VAI PARTICIPAR DA HOMENAGEM COM UMA SESSÃO ESPECIAL. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS 

(Repórter) O Ano Internacional da Agricultura Familiar, vai ser tema de uma sessão especial no Plenário do Senado. O requerimento foi encaminhado pelo senador Paulo Paim, do PT do rio Grande do Sul. O ano de 2014 será usado pela ONU, organização das nações unidas, para chamar a atenção sobre a importância dos produtores rurais familiares. A idéia é valorizar o trabalho feito nessa modalidade de agricultura, que tte como característica propriedades pequenas ou médias com mão de obra formada por um núcleo familiar. Em todo mundo, em países ricos e pobres, é a agricultura familiar a principal responsável pela produção de alimentos. O senador Paulo Paim esclareceu que a expectativa é que as discussões façam com que os governos reconheçam a importância dos produtores familiares na economia.  

(Paulo Paim) ”O objetivo é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado”

(Repórter) Segundo Paulo Paim, as atividades do ano da Agricultura Familiar serão coordenadas pela agência da ONU para Alimentação e Agricultura, a FAO, presidida pelo brasileiro José Graziano. A data da sessão de homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar ainda não tem data definida.
22/11/2013, 05h01 - ATUALIZADO EM 22/11/2013, 05h01
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00