"Jovens Senadores" querem que governo federal dobre repasses para educação — Rádio Senado

"Jovens Senadores" querem que governo federal dobre repasses para educação

LOC: OS "JOVENS SENADORES" QUEREM QUE O GOVERNO FEDERAL DOBRE SEUS REPASSES VISANDO O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. 

LOC: A MEDIDA REPRESENTA CERCA DE 90 BILHÕES DE REAIS POR ANO E FAZ PARTE DE UMA DAS PROPOSTAS APROVADAS NESTA SEMANA DURANTE O PROGRAMA "JOVEM SENADOR". REPÓRTER SERGIO VIEIRA 

TEC: Vinte e sete estudantes de escolas públicas de todo o país, um de cada Estado, passaram a semana no Senado e também visitaram outras instituições da capital, quando puderam conhecer melhor como funcionam os três Poderes. Eles foram escolhidos por um concurso de redação e, ao final, aprovaram 4 projetos que agora passam a ser analisados normalmente pelo Senado. Uma das propostas pede que o Governo Federal dobre em 10 anos sua participação no financiamento dos ensinos Fundamental e Médio, por meio de repasses para Estados e municípios. Como o Governo já investe cerca de 45 bilhões de reais por ano nestes setores, o aumento dos recursos deverá resultar em uma educação e um país melhor para todos, como ressaltou a jovem senadora Maria Eduarda Nunes da Silva, de Colméia, cidade do interior de Tocantins. 

(MARIA EDUARDA): Os recursos adicionais deverão ser investidos na estrutura escolar, na valorização dos profissionais da educação, na formação de professores, na instalação de Laboratórios de Informática, Ciências e Linguagem e na adaptação das salas de aula para a utilização de novas tecnologias.  

(REP): Este aumento deverá ser gradual, na forma de 10% ao ano. Porém, só terão direito a estes investimentos maiores os Estados e os municípios que pagarem pelo menos o piso salarial mínimo dos professores. Outro projeto aprovado estabelece uma cota de 20% nos cursos universitários para estudantes de baixa renda beneficiados pelo Fies, nas instituições que aderem ao programa. Os jovens senadores ainda aprovaram a proposta que pede o reforço dos conteúdos de política, ética e cidadania nos ensinos Fundamental e Médio e a que cria o MDEM, sigla de Mérito do Ensino Médio, média que deverá compor 15% da avaliação visando o ingresso de estudantes de escolas públicas nas universidades federais. Os outros 85% serão mantidos para a nota de cada aluno no Enem.
21/11/2013, 00h16 - ATUALIZADO EM 21/11/2013, 00h16
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00