Aprovado projeto que limita peso máximo das mochilas escolares — Rádio Senado

Aprovado projeto que limita peso máximo das mochilas escolares

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU O PROJETO QUE REGULAMENTA O PESO DAS MOCHILAS LEVADAS PELOS ALUNOS PARA AS ESCOLAS.
 
LOC: A PROPOSTA SEGUE AGORA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMO INFORMA O REPÓRTER TONCÁ BURITY.
 
(Repórter) Estudo da Sociedade Brasileira de Ortopedia indica que de 60 a 70% dos adultos que têm problemas na coluna carregaram mochilas escolares pesadas durante a infância ou adolescência. Para enfrentar essa situação, o Senado aprovou projeto do deputado Sandes Júnior, do PP de Goiás, que limita o peso das mochilas escolares a 15% do peso do aluno. Pela proposta, o Poder Público fica obrigado a promover campanha educativa sobre o limite máximo total aconselhável para transporte. A relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, explica as consequências das mochilas pesadas para a saúde de crianças e adolescentes.
 
(Angela Portela) Isso afeta a sua estrutura física, dores lombares, dores musculares, e até, nos casos mais extremos, desvios de coluna.

(Repórter) Apesar de ter sido aprovado na CAS em turno suplementar, o projeto ainda provoca dúvidas nos senadores, entre eles, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás.
 
(Cyro Miranda) Eu acho esse projeto extremamente meritório, não tenho o que fazer reparos, mas quanto à praticidade dele, como é que ele seria, nós teríamos balanças nas escolas, nós teríamos balança nos coletivos. Porque a criança pode chegar com essa mochila esvaziada na escola, mas como saber se na prática esse projeto é exeqüível. mas como seria?.

(Repórter) Já o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, afirmou que o problema poderia ser resolvido com uma portaria do Ministério da Educação. Se não houver recurso para votação no plenário, a matéria segue direto para discussão e votação na Câmara dos Deputados.
20/11/2013, 01h28 - ATUALIZADO EM 20/11/2013, 01h28
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00