Frente parlamentar quer ampliar licença-maternidade para 1 ano — Rádio Senado

Frente parlamentar quer ampliar licença-maternidade para 1 ano

LOC: FRENTE PARLAMENTAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA QUER AMPLIAR LICENÇA MATERNIDADE PARA UM ANO 

LOC: PROPOSTA DEVE SER INCLUÍDA EM MARCO LEGAL PARA CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS E FOI DESTACADA DURANTE SEMANA DE VALORIZAÇÃO NO SENADO. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O Senado deu início à Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Na abertura, integrantes da Frente Parlamentar Mista sobre o assunto, o senador Pedro Simon e o deputado Osmar Terra, ambos do PMDB do Rio Grande do Sul, destacaram as propostas que vêm sendo estudadas para o chamado Marco Legal para a Primeira Infância, a ser apresentado ao Congresso. Osmar Terra afirmou que o Marco deve indicar diretrizes para melhorar a qualidade de vida para as crianças de 0 a 6 anos, uma vez que pesquisas comprovam que esta é a fase mais importante na vida de uma pessoa. O deputado deixou claro que o poder público não pode continuar, por exemplo, negligenciando os professores que atuam na área. 

(OSMAR TERRA): A valorização, eu acho que é uma área pouco valorizada, é a mais importante pro desenvolvimento humano, da mesma importância que a Universidade, que o professor universitário, causa um impacto enorme na sociedade, no entanto é menos remunerada, é a pior remunerada, é a menos valorizada da carreira da educação. 

(REPÓRTER): Também deve fazer parte do Marco Legal o alargamento da Licença-Maternidade. A expectativa é que a Frente amplie para um ano o período do benefício, assim como ocorre nos países escandinavos. A proposta está sendo elaborada com auxílio de cientistas, médicos e psicólogos, que também participam do evento. A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infância já estabeleceu parcerias com as universidades de Harvard, a USP e a Unicamp. 

A SEXTA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA E CULTURA DA PAZ SEGUE ATÉ QUINTA-FEIRA, NO AUDITÓRIO PETRÔNIO PORTELA. O EVENTO É UMA PROMOÇÃO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA E DE ASSUNTOS SOCIAIS.
19/11/2013, 11h17 - ATUALIZADO EM 19/11/2013, 11h17
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00