Governo e oposição comentam prisão de condenados pelo mensalão — Rádio Senado

Governo e oposição comentam prisão de condenados pelo mensalão

LOC: PARA OS SENADORES DO GOVERNO, O CASO DO MENSALÃO SE ENCERRA COM A PRISÃO DOS CONDENADOS. 

LOC: A OPOSIÇÃO AVALIA QUE A PUNIÇÃO DE POLÍTICOS ABRE CAMINHO PARA O FIM DA IMPUNIDADE PARA O CRIME DE CORRUPÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, doze condenados na ação tiveram a prisão decretada na última sexta-feira. Entre os que já iniciaram o cumprimento da pena estão o empresário Marcos Valério, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT, José Genoíno, deputado federal licenciado. O ex-diretor de Markenting do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, se refugiou na Itália. O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, avalia que a prisão dos réus do mensalão sinaliza o fim da impunidade para os crimes de corrupção no País. 

(Alvaro Dias) Muitos não acreditavam que o STF pudesse colocar atrás das grades lideranças políticas, por isso, denominamos de marco de um novo rumo para a justiça brasileira, que deve ser seguido para futuros julgamentos a fim de que as ações penais envolvendo autoridades possam ser julgadas com maior celeridade e com o mesmo rigor que foi julgado o mensalão. 

(Repórter) O vice-líder do PT, Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, considera que o cumprimento da pena respeita a decisão final do Supremo. Ao comentar a prisão de colegas do partido, Paim afirmou que este assunto está encerrado dentro do PT. 

(Paulo Paim) Decisões do Supremo, você não discute, cumpre. Doa a quem doer, o assunto está encerrado. E aqueles que foram condenados por decisão do STF vão cumprir com o que o STF decidiu. Acabou. 

(Repórter) Outros sete réus do processo do mensalão deverão ter a prisão decretada nos próximos dias, como o delator do esquema de caixa dois de campanha, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Três condenados poderão dar início ao cumprimento das penas alternativas e outros três aguardam o final do julgamento.
18/11/2013, 06h13 - ATUALIZADO EM 18/11/2013, 06h13
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00