Senadores da CRE irão ao Acre verificar situação de haitianos — Rádio Senado

Senadores da CRE irão ao Acre verificar situação de haitianos

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DEVERÃO VERIFICAR IN LOCO A DRAMÁTICA CRISE HUMANITÁRIA VIVIDA POR HAITIANOS QUE ENTRAM NO BRASIL. 

LOC: OS PARLAMENTARES VÃO VISITAR O ACRE E IDENTIFICAR A SITUAÇÃO DESSES IMIGRANTES. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TEC: O presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, informou que a OnG de direitos humanos Conectas apresentou denúncia formal em audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, sobre as condições de abrigo oferecidas pelo governo brasileiro no pequeno município acriano de Brasiléia. Concebido para acolher 200 pessoas, o abrigo tinha mais de 800 imigrantes em outubro. Segundo Ricardo Ferraço, de janeiro de 2012 a julho de 2013, o governo brasileiro concedeu 3 mil 329 vistos humanitários a cidadãos haitianos, uma média de 175 vistos por mês, superior ao limite de 100 vistos mensais que vigorou até abril deste ano. 

(FERRAÇO) Apesar das louváveis ações do governo brasileiro no sentido de regularizar a situação dos imigrantes haitianos de forma cada vez mais diligente, parece-nos faltar uma política pública de integração dessas pessoas à realidade brasileira, pois muitos haitianos continuam vivendo em situação de extrema pobreza em cortiços e favelas. 

(REP) O senador Ricardo Ferraço citou a Convenção Americana dos Direitos Humanos, que estabelece o direito à vida, à integridade física e à liberdade. Essas garantias, segundo Ferraço, seriam frequentemente violadas ao longo da rota que sai do Haiti e passa pela Republica Dominicana, Panamá, Equador, Peru ou Bolívia até chegar ao Brasil: 

(FERRAÇO 2) os haitianos tem sido vitimas dos coiotes que cobram segundo relatos oficiais, de 3 a 5 mil dólares para levá-los até a fronteira do acre e abandonarem a própria sorte. 

(REP) A senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, pediu que a comissão externa visite também o município de Tabatinga, fronteira com Colômbia e Peru, por onde chegam muitos imigrantes haitianos.
14/11/2013, 00h23 - ATUALIZADO EM 14/11/2013, 00h23
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00