Sociedade quer que educação básica seja responsabilidade da União — Rádio Senado

Sociedade quer que educação básica seja responsabilidade da União

LOC: A RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVE SER DO GOVERNO FEDERAL. É PRECISO MAIS INVESTIMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, E O SALÁRIO DOS PROFESSORES DEVE SER UNIFICADO. 

LOC: É O QUE APONTA PESQUISA REALIZADA PELO DATA-SENADO. A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES TRAZ OS DETALHES: 

(Repórter) A pesquisa aponta que a maioria dos entrevistados, 78%, apóia a transferência da responsabilidade pela educação de base para o governo federal, a chamada federalização da educação. Entre os que têm renda entre 2 e 5 salários mínimos, 82% defendem a proposta. Quando a renda sobe para de 5 e 10 salários mínimos, o índice de apoio fica em 65,8%. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que solicitou o levantamento e é autor de projeto com esse objetivo, comemora: 

(Cristovam Buarque) “Isso é de uma lucidez imensa, porque uma universidade boa não faz uma educação de base boa; mas uma educação de base boa faz uma universidade boa. Não há como ter uma universidade ruim se a educação de base for boa. A educação de base puxa a universidade para cima ou para baixo”. 

(Repórter) Ainda segundo a pesquisa, 65% das pessoas querem mais investimentos no ensino fundamental. Outra reivindicação é a necessidade de criação de uma carreira nacional de professor: 83% defendem piso nacional para esses profissionais e 88% recomendam o processo seletivo unificado. Também ficou claro na pesquisa que os brasileiros consideram a educação pública ruim ou péssima. Em 2011, 37% dos entrevistados tinham essa opinião. Agora, em 2013, são 54%, destacou Cristovam: 

(Cristovam Buarque) “Nós somos um país que ofereceu carro antes de o povo ter ônibus; agora, oferece universidade antes de o povo aprender a ler, concluir o ensino médio com qualidade. Somos um País que está se iludindo e iludindo a população. O povo não está tão iludido, quando a gente vê essa pesquisa”.

(Repórter) O Data-Senado entrevistou, por telefone, pessoas maiores de 16 anos, residentes no Brasil e que tenham telefone fixo. A pesquisa pode ser consultada na página do Senado na internet, em www.senado.leg.br.
13/11/2013, 07h28 - ATUALIZADO EM 13/11/2013, 07h28
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00