Portadores de diabetes podem ter passe livre e saque antecipado do FGTS — Rádio Senado

Portadores de diabetes podem ter passe livre e saque antecipado do FGTS

LOC: 14 DE NOVEMBRO É O DIA MUNDIAL DO DIABETES. E QUEM TEM A DOENÇA PODERÁ TER DIREITOS COMO PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO E SAQUE ANTECIPADO DO FUNDO DE GARANTIA. 

LOC: ESSAS PROPOSTAS ESTÃO EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO. CONFIRA OS DETALHES NESTA REPORTAGEM DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O Dia Mundial Diabetes é uma iniciativa para conscientizar a população sobre a doença que atinge quase 400 milhões de pessoas em todo o planeta. E estão em discussão no Congresso Nacional vários projetos que garantem direitos a quem tem diabetes, dentre eles: saque antecipado do saldo do fundo de garantia, passe livre no transporte coletivo e prazo mais curto para a obtenção do auxílio-doença. Três dessas propostas são do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. Ele destacou um projeto já aprovado pelo Senado e que aguarda votação na Câmara: o que isenta do imposto de renda os aposentados que receberem o diagnóstico de diabetes. 

(RENAN) A concessão é justificada pelo fato de que a doença limita a força produtiva dos enfermos, ao mesmo tempo em que faz aumentar seus gastos pessoais e familiares. 

(REPÓRTER) O diabetes é uma doença que se caracteriza pela falta ou deficiência de produção de insulina. O hormônio é uma espécie de chave que abre a porta da célula para a entrada de glicose, a principal fonte de energia do organismo. Quando o pâncreas não produz insulina ou a produz em quantidade insuficiente, a glicose não consegue entrar na célula e fica circulando em excesso no sangue. Existem dois tipos de diabetes. O tipo um, conhecido com "diabetes juvenil" por se desenvolver geralmente na infância, ocorre quando o sistema imunológico destrói as células do pâncreas que produzem insulina. O paciente é obrigado a tomar injeções diárias do hormônio para estabilizar os níveis de glicose no sangue. No diabetes tipo dois, o pâncreas produz insulina, mas as células não conseguem absorver a glicose adequadamente. Medicamentos orais podem ajudar a controlar a doença, mas em alguns casos também são necessárias as injeções de insulina.
13/11/2013, 11h16 - ATUALIZADO EM 13/11/2013, 11h16
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00