Emissoras de rádio AM poderão migrar para a faixa FM — Rádio Senado

Emissoras de rádio AM poderão migrar para a faixa FM

LOC: EMISSORAS DE RÁDIO AM PODERÃO MIGRAR PARA A FAIXA FM. DECRETO PRESIDENCIAL COM ESSE OBJETIVO FOI ASSINADO NO DIA DO RADIALISTA, 7 DE NOVEMBRO, PARA HOMENAGEAR A CATEGORIA.

LOC: OS INTERESSADOS PODEM REQUERER A MUDANÇA NO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2014. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES. 

(Repórter) Em cerimônia no Palácio do Planalto no dia 7 de novembro, a presidente Dilma Rousseff assinou decreto que permite às emissoras de rádio migrarem da faixa AM para FM. A mudança melhora tanto a qualidade do áudio nas transmissões como na recepção do sinal por celulares e tablets. Para o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, o decreto vai reforçar o papel do rádio como meio de comunicação.

(Walter Pinheiro) O rádio é utilizado como parceiro, como companheiro de alguém que tá no momento em que dirige, tem a oportunidade de sintonizar no seu carro enquanto consegue aí enfrentar os engarrafamentos; consegue ali distrair-se um pouquinho, para suavizar esse estresse do engarrafamento, ouvindo uma boa música.
 
(Repórter) Também o senador José Pimentel, do PT do Ceará, ressaltou a melhoria na qualidade do som das emissoras que fizerem a migração. Ele ressaltou que, com a mudança, quem ganha é o ouvinte.

(José Pimentel) Temos clareza que o rádio, que hoje é ouvido por mais de 70% da sociedade brasileira, com esse sistema, nós passaremos a ter uma comunicação de muito mais qualidade. no interior do nosso Ceará, do nosso Nordeste, o principal meio de comunicação continua sendo o rádio.
 
(Repórter) A Abert a a Associação brasileira de emissoras de rádio e TV informa que são 1784 emissoras AM no Brasil. E estima que 90% delas vão passar a operar na faixa FM.
08/11/2013, 05h03 - ATUALIZADO EM 08/11/2013, 05h03
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00