Comandantes apontam dificuldades financeiras das Forças Armadas — Rádio Senado

Comandantes apontam dificuldades financeiras das Forças Armadas

LOC: OS COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS EXPUSERAM AOS PARLAMENTARES AS DIFICULDADES FINANCEIRAS E PEDIRAM APOIO PARA CONCLUSÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS. 

LOC: ELES PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO E DA CÂMARA SOBRE O BAIXO ORÇAMENTO MILITAR PARA 2014. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Participaram da audiência os comandantes das três forças armadas: da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio de Moura Neto; do Exército, General Enzo Peri; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-Do-Ar Juniti Saito. Também presente, o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Ari Cardoso, informou que a defesa tem o quarto orçamento da União, com 78 bilhões de reais, mas quase 80 por cento desse total vão para pagamento de pessoal, sobrando pouco para investimento. O vice-almirante Anatalício Risden Júnior, coordenador de Orçamento da Marinha, citou entre as prioridades, a responsabilidade que o Brasil terá com a exploração do pré-sal, e que faz parte da Estratégia Nacional de Segurança 

(ANATALÍCIO JUNIOR) No pré-sal são 149 mil quilômetros quadrados. No mar não há fronteiras, o que faz a fronteira no mar é a nossa presença. Isso que significa a nossa presença no mar. Para a patrulha dessa área, a estratégia nacional de defesa estabelece 46 navios patrulha. Hoje a marinha possui dois, cinco em construção e projetos para os demais. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, destacou que o Orçamento para a defesa está aquém das necessidades básicas das Forças Armadas. E que projetos relevantes para o futuro do país correm o risco de ficar incompletos 

(FERRAÇO) O fato é que o orçamento da defesa não acompanhou o crescimento do PIB brasileiro o que nos afasta da realidade de países membros dos Brics, como Rússia, India e China. 

(REPÓRTER) O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, disse que a situação financeira das Forças Armadas deve ser motivo de grande preocupação para os congressistas 

(DORNELES) As forçar armadas hoje são um grande instrumento não somente de defesa, mas de tecnologia, indústria, de geração de renda e emprego, temos a obrigação de desenvolver todos os nossos esforços para aumentar a capacidade financeira das forças armadas. 

(REPÓRTER) Também participaram da audiência deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.
07/11/2013, 00h59 - ATUALIZADO EM 07/11/2013, 00h59
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00