Senado pode instalar CPI para investigar confederação de futebol — Rádio Senado

Senado pode instalar CPI para investigar confederação de futebol

LOC: ÀS VÉSPERAS DE ORGANIZAR A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, O PAÍS PODE TER UMA NOVA CPI PARA INVESTIGAR IRREGULARIDADES NA CBF E NA PREPARAÇÃO DO CAMPEONATO.

LOC: O PEDIDO DE CRIAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO FOI PROTOCOLADO PELO SENADOR MARIO COUTO. ENTENDA A POLÊMICA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, já marcou para terça-feira a leitura em Plenário do Requerimento, feito pelo senador Mario Couto do PSDB do Pará, que pede a criação da chamada CPI da CBF. O objetivo é investigar as renúncias fiscais do Governo na organização da Copa, que já ultrapassam 1 bilhão de reais, e acusações de supostas irregularidades cometidas pela Confederação Brasileira de Futebol. Também há denúncias de fraudes à Previdência Social e em Convênios com instituições públicas. O pedido foi protocolado segundo Mario Couto com o apoio de outros 36 colegas. Para a criação de uma CPI são necessárias as assinaturas de pelo menos 27 senadores, porém os parlamentares ainda têm a prerrogativa de retirarem seus apoios à criação de uma Comissão até a meia-noite do dia da leitura. Mario Couto argumenta que as investigações, caso a CPI seja instalada, não prejudicarão o Governo, referindo-se às relações institucionais que a presidente Dilma Roussef deve manter com o dirigente da CBF, José Maria Marin. 

(MARIO COUTO): É importante que ela tenha no poder alguém sério. Que se possa tocar o Hino Nacional na abertura da Copa, esteja do lado dela um homem sério, não um homem corrupto. A CPI vai mostrar se ele é corrupto ou não. Esta CPI não faz mal ao Governo. 

(REPÓRTER): O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco afirma que, por princípio, também não seria contrário à instalação desta CPI. 

(HUMBERTO COSTA): Nós nunca sabemos como uma CPI termina, e muitas vezes as CPIs se prestam mais a objetivos políticos do que propriamente a objetivos do interesse da nação. Particularmente eu não sou contra esta CPI, me declaro até favorável à necessidade de investigar os bastidores do futebol brasileiro, particularmente o papel dos dirigentes de clubes e de Federações. 

(REPÓRTER): Mario Couto afirmou já ter recebido gravações e documentos que comprovariam a prática de sonegação de impostos e pagamentos de propinas para dirigentes esportivos.
01/11/2013, 11h20 - ATUALIZADO EM 01/11/2013, 11h20
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00