Comissão discute qualidade dos serviços de telefonia celular — Rádio Senado

Comissão discute qualidade dos serviços de telefonia celular

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DISCUTIU HOJE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TELEFONIA CELULAR NO PAÍS, PRINCIPALMENTE NOS ESTADOS DA REGIÃO NORTE.

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTOU COM REPRESENTANTES DAS EMPRESAS OI, CLARO, VIVO E TIM. APESAR DE CONVIDADO, O PRESIDENTE DA ANATEL NÃO COMPARECEU AO DEBATE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: As empresas de telefonia lideram o ranking de reclamações de procons em vários estados. Consumidores reclamam de perda de sinal, conversas cortadas, ligações não completadas e cobrança indevida. Mas para os representantes do setor, o alto número de queixas se deve ao grande volume de clientes. Foi o que afirmou Marcos Mesquita, da operadora Oi.

(MARCOS): quando você compara o nível de reclamações em relação a nossa base de clientes, e eu vou passar para vocês apenas um item de comparação. Estamos hoje num índice de 0,85 reclamação por dez mil clientes. Quando você olha para o setor bancário isso vai a 3,85.

(REP): Mas a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, reclamou da prestação do serviço em seu estado e disse que precisa recorrer a mais de uma empresa para não ficar inoperante.

(VANESSA): Por que é tão comum no interior e em Manaus o apagão de telefone. nós trabalhamos, no mínimo com 3 operadoras, no mínimo.

(REP): Os representantes das empresas de telefonia disseram que estão investindo muito, inclusive na Amazônia, para dar conta da demanda, que cresce, segundo eles, de forma assustadora. No caso da banda larga móvel, por exemplo, mais de 60% ao ano. A audiência acabou não contando com a presença do presidente da Anatel, João Batista Rezende. Fato lamentado pelo senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, que solicitou o debate e presidiu os trabalhos.

(RANDOLFE): eu considero um total desrespeito, total falta de consideração com o senado e com os membros do Senado Federal.

(REP): Randolfe disse que conversou com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, senador Zezé Perrela, do PDT de Minas Gerais, e a CMA não aceitará que a Anatel seja representada, em debates futuros, por outra pessoa que não o presidente da agência reguladora.
31/10/2013, 11h18 - ATUALIZADO EM 31/10/2013, 11h18
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00