Senadores querem políticas ambientais harmônicas na América do Sul — Rádio Senado

Senadores querem políticas ambientais harmônicas na América do Sul

LOC: A AMÉRICA DO SUL PRECISA HARMONIZAR SUAS POLÍTICAS AMBIENTAIS, VISANDO A SOBERANIA SOBRE AS RIQUEZAS E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. 

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA POR SENADORES DURANTE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: O fato de o Brasil ter uma legislação ambiental totalmente diferente em relação a de seus vizinhos, bem mais voltada para a preservação, chamou a atenção dos senadores e outros participantes do encontro da Comissão de Meio Ambiente. Por isso o presidente do colegiado, senador Blairo Maggi do PR de Mato Grosso, afirmou que os parlamentares devem se esforçar para buscar uma maior harmonia na América do Sul, uma vez que os rios e toda a biodiversidade existentes na região não reconhecem as fronteiras políticas. 

(BLAIRO MAGGI): Nós como mato-grossenses e os sul-matogrossenses, nós reclamamos muito e Rondônia reclama com a Bolívia também, de que nós cuidamos do nosso patrimônio, nós cuidamos dos nossos rios, dos nossos pantanais quer sejam eles do lado do Acre, mas de Rondônia também. Este patrimônio nós cuidamos, o do lado de lá não cuida, a Bolívia não cuida, o Paraguai não cuida. 

(Rep): A mesma queixa foi feita pelo senador Sergio Petecão do PSD do Acre. 

(SERGIO PETECÃO): Nós temos que ter aí, não sei se uma Corte, um Tribunal, um instrumento para que nós possamos tratar destes assuntos. Eu sou do Acre e eu acho que esta relação com a Bolívia hoje é a pior relação que existe. Isso tem que tomar uma providência, eu já tenho dito isto aqui várias vezes. Os rios que cortam o nosso Estado, todos nascem na Bolívia e no Peru. 

(REP): Para o senador Blairo Maggi, este debate deve ser conduzido levando-se em conta a soberania sobre os recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida dos povos que habitam a região, ainda marcada em diversas localidades por baixo IDH.
22/10/2013, 11h59 - ATUALIZADO EM 22/10/2013, 11h59
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00