Comissão aprova nome de Fernando Azevedo e Silva para presidir a APO — Rádio Senado

Comissão aprova nome de Fernando Azevedo e Silva para presidir a APO

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A INDICAÇÃO DE FERNANDO AZEVEDO E SILVA PARA A PRESIDÊNCIA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA. 

LOC: ELE FOI SABATINADO PELOS SENADORES SOBRE A ATUAÇÃO DO ÓRGÃO CRIADO PARA FACILITAR A ARTICULAÇÃO ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL PARA O PLANEJAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS DE 2016, NO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O general Francisco Azevedo e Silva foi questionado pelos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos, como Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, sobre a transparência nos gastos e ações relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e também sobre o legado da competição. 

(ALOYSIO): Sobre o legado do Pan, o Pan-Americano de 2007, deixou um legado de prejuízo. O caso do velódromo municipal porque não atende os padrões olímpicos, o estádio do Engenhão, que está interditado com problemas na cobertura. O fato é que muitas das estruturas construídas para o pan de 2007 estão subutilizadas ou vão passar por obras de requalificação nos próximos anos. 

(REP): Francisco Azevedo e Silva afirmou que todas as determinações sobre transparência serão cumpridas e considera que o legado do evento será positivo. Entre eles, o incentivo para os jovens olharem para o esporte de forma diferente e as instalações esportivas. Azevedo e Silva, que presidiu a Comissão de Desporto do Exército na preparação e na execução da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, em 2011, disse que muitas estruturas de eventos anteriores estão sendo aproveitadas e melhoradas e ficarão como legado para a população. 

(FRANCISCO): Temos que aproveitar a experiência de grandes eventos ocorridos no Brasil já. Tivemos o Pan-Americano, é verdade que tivemos problemas com o pan-americano, mas ao mesmo tempo estamos usando uma parte do legado do Pan. E dos Jogos Mundiais Militares. Já aperfeiçoamos o legado do Pan. O Centro Nacional de Hipismo, o centro nacional de tiro são exemplos que foram do Pan, aperfeiçoamos nos Jogos Mundiais Militares e vamos utilizá-los agora em 2016. 

(REP): A Autoridade Pública Olímpica foi criada em março de 2011, ratificando protocolo de intenções assinado entre a União e os governos do estado e do município do Rio de Janeiro. A APO foi um dos compromissos assumidos pelo Brasil junto ao Comitê Olímpico Internacional para sediar os jogos de 2016. 

LOC: A INDICAÇÃO DE FRANCISCO AZEVEDO E SILVA PARA A PRESIDÊNCIA DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA SERÁ VOTADA AINDA HOJE NO PLENÁRIO DO SENADO.
15/10/2013, 12h53 - ATUALIZADO EM 15/10/2013, 12h53
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00