Senado discute alternativas no combate às drogas na região de fronteira — Rádio Senado

Senado discute alternativas no combate às drogas na região de fronteira

LOC: O SENADO DISCUTE ALTERNATIVAS NO COMBATE ÀS DROGAS E A QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NA REGIÃO DE FRONTEIRA COM O PARAGUAI E A BOLÍVIA.

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI PROMOVIDA PELAS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. O REPÓRTER SERGIO VIEIRA TRAZ OS DETALHES. 

TEC: As Comissões discutiram o tráfico de drogas e de armas nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, disse que as contribuições que recebeu da Receita Federal e das Polícias Federal e Rodoviária foram muito importantes para a atualização da chamada Lei Antidrogas, da qual é o relator na CCJ. 

(ANTONIO CARLOS VALADARES): A Comissão de Justiça me designou relator da nova Lei de Drogas, e ainda este mês nós pretendemos apresentar o nosso relatório, afim de convencer os membros daquela Comissão de que nós devemos aprovar o mais rápido possível, da preocupação do controle e combate ao crime organizado e ao uso de produtos químicos, que consubstanciam uma mudança na personalidade dos nossos jovens e um incentivo à criminalidade. 

(REP): O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, vem negociando com diversas ONGs e movimentos sociais, encabeçados pelo movimento "Viva Rio", contribuições a esta proposta. Defendem que o país estude alternativas diferenciadas em relação à chamada "Guerra às Drogas", política pública baseada na criminalização do usuário e na repressão armada, adotada pelos Estados Unidos a partir da década de 70. Copiada pela maioria dos países, inclusive o Brasil, a medida é criticada por especialistas, que avaliam que os resultados alcançados ficaram longe dos prometidos. Suplicy considera importante que as propostas do "Viva Rio" também sejam ouvidas. 

(EDUARDO SUPLICY): Eu recebi uma proposição alternativa do Movimento Viva Rio. Nós teremos uma reunião... 

(ANTONIO CARLOS VALADARES): Com Lídice da Mata, eu estarei presente. 

(EDUARDO SUPLICY): E estou encaminhando a Vossa Excelência, até como relator, uma proposição alternativa relativa à questão das drogas. Eu estarei encaminhando por e-mail a Vossa Excelência e aos que vão participar da reunião. 

(REP): Países como Portugal e Uruguai, entre outros, adotaram recentemente legislações mais flexíveis no combate às drogas, e a Inglaterra vem estudando alternativas semelhantes.
09/10/2013, 12h52 - ATUALIZADO EM 09/10/2013, 12h52
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00