Decisão do TSE sobre partido de Marina Silva repercute no Senado — Rádio Senado

Decisão do TSE sobre partido de Marina Silva repercute no Senado

LOC: DIVERSOS SENADORES CRITICARAM A DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL DE NÃO CONCEDER REGISTRO AO PARTIDO DA EX-MINISTRA MARINA SILVA. 

LOC: MAS PARA O PRESIDENTE DO SENADO, FALTOU MOBILIZAÇÃO POR PARTE DA EX-CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Por seis votos a um, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral negaram o registro da Rede Sustentabilidade por falta de apoio exigido na lei. A ex-ministra Marina Silva questionou a invalidação de 90 mil assinaturas sem justificativa. Para a legenda ser criada, eram necessárias 492 mil assinaturas, mas a justiça eleitoral contabilizou 442 mil. O senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, considerou que o TSE foi muito rigoroso na análise do pedido da Rede Sustentabilidade ao destacar que o Solidariedade, do presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva do PDT paulista, foi homologado apesar das denúncias de irregularidades. 

(Figueiró) Acho que houve um certo rigor com relação à análise das inscrições que ela fez. Por que não se fez isso com o Prós? Qual é a expressão política do Prós? Quem é esse cidadão que é presidente a nível nacional para ter essa expressão? Acho que tinha algum jabuti na árvore para justificar esses votos. 

REP: Mas para o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, faltou articulação política por parte de Marina Silva. 

(Renan) A decisão era uma decisão esperada. Infelizmente, com essas facilidades, a Marina, mesmo assim, não conseguiu criar o seu partido. Isso é muito ruim. E ao não criar o seu partido, ao não conseguir criar o seu partido, a Marina , infelizmente, demonstrou incapacidade de mobilização e de organização. 

REP: Ao criticar o veto ao partido de Marina, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, citou a criação de dois partidos pelo TSE, o que para ele, cria uma insegurança jurídica. 

(Jorge) Alguns partidos primeiro conseguem o registro partidário no TSE para depois buscarem a legitimidade social. O Rede Sustentabilidade tem um movimento social por trás e só queria a legitimação do partido e não alcançou. Isso mostra claramente uma inversão de valores. É lamentável. A democracia, o processo eleitoral e a agenda eleitoral de 2014 ganhariam muito com a presença da ex-ministra. Acho que tomou todas as providências. 

REP: A ex-ministra e ex-senadora Marina Silva obteve 20 milhões de votos nas eleições de 2010. Ela aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos atrás da presidente Dilma Rousseff.
04/10/2013, 01h40 - ATUALIZADO EM 04/10/2013, 01h40
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00