Clubes de futebol pedem apoio do Senado para quitar dívidas — Rádio Senado

Clubes de futebol pedem apoio do Senado para quitar dívidas

LOC: DIRIGENTES DE CLUBES DE FUTEBOL PEDEM APOIO POLÍTICO DO SENADO NA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS COM O GOVERNO. 

LOC: PRESIDENTE E VICE DO SENADO VÃO NEGOCIAR COM O EXECUTIVO O PEDIDO DOS TIMES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, recebeu nessa quinta-feira representantes de vinte clubes de futebol das séries A e B. Eles pediram apoio político para uma proposta de renegociação de dívida desses times. Segundo o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro, os clubes não querem a anistia ou a isenção das dívidas de cerca de R$ 5 bilhões, mas facilidades no seu pagamento. Vilson Ribeiro disse que a comissão de dirigentes de agremiações apoiada pela Confederação Brasileira de Futebol apresentou uma proposta para o governo. 

(Vlison) Esse pagamento através de retenção na fonte das receitas globais dos clubes por um período X que se definiria entre valor e período. E os clubes teriam que obrigatoriamente cumprir com as obrigações correntes a partir daí. Quem não apresentasse suas certidões não poderiam disputar as competições oficiais. Teríamos punição dos clubes que não pagam salários dos seus profissionais, que teriam prazo para esse pagamento, perderiam ponto. 

REPÓRTER: O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, disse que ele e Renan Calheiros vão conversar com o governo sobre a proposta dos clubes de futebol. 

(Jorge) O presidente Renan e eu como vice-presidente vamos estabelecer um diálogo com o Ministério do Esporte e da Fazenda e fazer uma mediação. A oportunidade é agora. A essência do futebol está nos clubes. Exatamente na véspera da Copa do Mundo, os clubes e o futebol precisam ser tratados com respeito e encontrar uma política. 

REPÓRTER: Uma boa parte das dívidas dos clubes se refere ao não recolhimento do INSS e do Imposto de Renda pelos clubes de futebol.
03/10/2013, 08h18 - ATUALIZADO EM 03/10/2013, 08h18
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00