Congresso é iluminado de rosa por combate ao câncer de mama — Rádio Senado

Congresso é iluminado de rosa por combate ao câncer de mama

LOC: O PRÉDIO DO CONGRESSO NACIONAL ESTÁ ILUMINADO DE ROSA NUMA REFERÊNCIA À CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO ANUNCIOU A VOTAÇÃO DE DOIS PROJETOS QUE COLABORAM COM O DIAGNÓSTICO PRECOCE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Durante todo o mês de outubro, a iluminação do prédio do Congresso Nacional será rosa em adesão à campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. Esse é o terceiro ano que o Senado participa da iniciativa. Segundo a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, que perdeu uma irmã vítima da doença, neste ano deverão ser registrados 52 mil casos de câncer de mama. Ao destacar a importância da iluminação, que tem o objetivo de chamar atenção para a prevenção, Ana Amélia lembrou que o Congresso Nacional já aprovou projetos importantes. 

(Ana Amélia) Como aquela proposta que determina que o SUS, diagnosticado o câncer, inicie o tratamento em 60 dias. Isso já está em vigor. A outra matéria da Câmara prevê que nos casos clínicos recomendados que a mulher que sofrer a mastectomia, que é a retirada da mama, nesse mesmo ato cirúrgico, tenha a reconstituição da mama. Tenho recebido mensagens de mulheres agradecendo. 

REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou a votação em outubro de outros dois projetos relevantes no combate e no tratamento do câncer. 

(Renan) Temos o PL que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência. E o PL aprovado recentemente pela Câmara e em tramitação no Senado que determina a inclusão de medicamentos de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir o tratamento em casa. 

REPÓRTER: Ainda em comemoração ao Outubro Rosa, o Senado realiza até o dia quatro de outubro uma exposição chamada de Recomeço: histórias de mulheres vitoriosas, que reúne fotografias de 20 mulheres que reconstruíram a mama após o tratamento do câncer.
01/10/2013, 09h30 - ATUALIZADO EM 01/10/2013, 09h30
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00