Senadores esperam que Câmara aprove minirreforma nesta semana — Rádio Senado

Senadores esperam que Câmara aprove minirreforma nesta semana

LOC: OS SENADORES ESPERAM QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVE AINDA NESTA SEMANA MINIRREFORMA ELEITORAL. 

LOC: AS NOVAS REGRAS QUE REDUZEM OS GASTOS DE CAMPANHA PRECISAM SER SANCIONADAS ATÉ SÁBADO PARA VALEREM NO ANO QUE VEM. REPORTAGEM HÉRICA CHRISTIAN 

TÉC: Os deputados não deverão votar a minirreforma eleitoral nesta semana a tempo de que as novas regras possam valer nas eleições do ano que vem. O PT, PSB, PC do B e Psol não aceitam a proposta porque defendem uma Reforma Política ampla. Já aprovado pelo Senado, o projeto tem o objetivo de reduzir os custos de campanha ao proibir a pintura de muros e carros e limitar a contratação de cabos eleitorais. O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco admite que a minirreforma eleitoral não resolverá as questões centrais, mas defendeu a diminuição dos gastos. 

(Costa) Naturalmente, ela está muito longe de ser uma Reforma Política, é de fato uma maquiagem no que está aí. Mesmo assim traz medidas importantes que podem reduzir os custos das campanhas eleitorais. O fato de lutarmos por uma Reforma Política ampla não nos faz deixar de considerar que seria um avanço ainda que pequeno a aprovação da minirreforma. 

REPÓRTER: O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias do Paraná, já previa que a Câmara não aprovaria a minirreforma eleitoral a tempo. 

(A.Dias) Me recusei a votar na CCJ e no Plenário alegando que a Câmara não aprovaria. Sabemos qual é o comportamento da Câmara com Reforma Política aprovada pelo Senado. É por isso que vinha defendendo a tese de que deveríamos empurrar para o Congresso a ser eleito em 2014 a tarefa da Reforma Política. 

REPÓRTER: O líder do governo, senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, lamentou a decisão da Câmara de ignorar a minirreforma eleitoral. 

(Braga) Lamento, acho que a Câmara até poderia votar contra mas não poderia deixar de votar uma matéria que era o mínimo do consenso sobre uma Reforma Eleitoral. O Senado já fez aquilo que já foi chamado de nanorreforma de tão pequena que é, mesmo assim a Câmara insiste em não votar. Lamento e espero que a Câmara possa apresentar uma proposta alternativa. 

REPÓRTER: O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB potiguar, tentará votar a minirreforma eleitoral nesta semana para o projeto ser sancionado até o dia 5 a fim de entrar em vigor nas eleições do ano que vem.
30/09/2013, 01h23 - ATUALIZADO EM 30/09/2013, 01h23
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00