Senado pode aprovar novo embaixador brasileiro para o Paraguai nesta semana — Rádio Senado

Senado pode aprovar novo embaixador brasileiro para o Paraguai nesta semana

LOC: O SENADO PODE APROVAR UM NOVO EMBAIXADOR BRASILEIRO PARA O PARAGUAI NESTA SEMANA.
 
LOC: O DIPLOMATA JOSÉ FELÍCIO, ATUAL EMBAIXADOR EM CUBA, FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PARA O PAÍS VIZINHO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Na mesma semana em que recebe a visita oficial do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, o plenário do Senado deve confirmar a indicação do diplomata José Felício como o novo representante do Estado brasileiro em Assunção. Isto porque a indicação do diplomata foi aprovada por unanimidade, na última quinta-feira, pela Comissão de Relações Exteriores. E esta aprovação, se confirmada, reveste-se de um simbolismo maior neste momento, pois desde junho do ano passado a embaixada brasileira está sem um representante oficial no Paraguai. Naquele mês, a presidente Dilma Rousseff chamou para consultas o então embaixador Eduardo dos Santos, após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo. Medida idêntica foi tomada pelos outros países do Mercosul. Durante a sabatina, o diplomata José Felício lembrou que o Paraguai passa por um ótimo momento em sua economia, e isto abre interessantes oportunidades de negócios para os brasileiros.
 
(José Felício) As previsões indicam que o Paraguai poderá crescer mais de 12% em 2013. Os investimentos brasileiros estão aumentando e a perspectiva é muito positiva. Uma nova Linha de Transmissão de eletricidade está sendo finalizada e deve ser inaugurada no próximo mês, uma Linha que levará energia em direção ao oeste do Paraguai.
 
(Repórter) A indicação do diplomata teve o apoio do senador Roberto Requião do PMDB do Paraná. Requião defende a continuidade das negociações para o retorno do Paraguai ao Mercosul, mas o senador vê com restrições as recentes medidas de segurança interna tomadas por Horácio Cartes.
 
(Roberto Requião) As medidas internas de segurança do Paraguai se traduziram num verdadeiro pinochetazo. O Paraguai consolidou um Estado de Sítio permanente. O Congresso autorizou o presidente da República a utilizar o Exército e a Polícia independente de qualquer participação do Judiciário em qualquer momento. Eu acho que da parte do Brasil isto merece tudo menos colaboração. 

(Repórter) O Paraguai ainda negocia seu retorno ao Mercosul.
30/09/2013, 03h49 - ATUALIZADO EM 30/09/2013, 03h49
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00