Paraguai pode voltar a integrar o Mercosul — Rádio Senado

Paraguai pode voltar a integrar o Mercosul

LOC: O PARAGUAI PODE VOLTAR A INTEGRAR O MERCOSUL EM BREVE. FOI O QUE INDICOU O PRESIDENTE HORÁCIO CARTES, EM SUA PRIMEIRA VISITA OFICIAL AO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO.
 
LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO, RICARDO FERRAÇO, DO PMDB DO ESPÍRITO SANTO, A VOLTA DO PARAGUAI AO BLOCO É NECESSÁRIA. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Ao afirmar que a família sul-americana está incompleta, o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, declarou a disposição do país em voltar a fazer parte do Mercosul. O anúncio foi feito durante sua visita ao Senado Federal, nesta segunda-feira.
 
(Horácio Cartes) De um a 100, 500 por cento de predisposição. Estamos na mão do conselheiro que a volta do Paraguai seja o mais breve possível porque a família está incompleta. E queremos estar todos juntos. 

(Repórter) Cartes informou que o país está analisando como se apresentará novamente ao Mercosul após o impasse gerado com a adesão da Venezuela ao bloco, sem a aprovação paraguaia. A entrada da Venezuela foi aprovada durante o período em que o Paraguai estava suspenso do bloco, após o impeachment do então presidente do país, Fernando Lugo. Líderes do Mercosul, entre eles o Brasil, consideraram que houve um rompimento da ordem democrática no país durante a ação. O presidente da comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, elogiou a intenção de retorno do país vizinho ao Mercosul e afirmou que o Paraguai é um importante parceiro.

(Ricardo Ferraço) O retorno do Paraguai ao Mercosul é muito importante não se esquecendo que nós temos pelo menos 400 mil brasiguaios que moram e vivem no Paraguai e o retorno do Paraguai ao Mercosul é muito importante para o nosso bloco. O nosso bloco está enfrentando desafios muito complexos. Precisa evoluir e avançar na construção de agendas com outros blocos. 

(Repórter) Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que integra o Parlamento do Mercosul, o governo brasileiro e o Congresso Nacional demonstraram que o Brasil quer retomar a boa relação com o país vizinho.
 
(Ana Amélia) A visita do presidente Horácio Cartes ao Brasil dessa forma como ele foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, que dispensou uma deferência ao presidente paraguaio, nós também aqui no Senado, a comissão de Relações Exteriores tratou de agilizar a designação e a sabatina do embaixador brasileiro no Paraguai e isso seguramente reconstrói uma relação amistosa. O Plenário do Senado deve votar ainda esta semana a indicação do novo embaixador brasileiro que representará o país no Paraguai.
30/09/2013, 08h40 - ATUALIZADO EM 30/09/2013, 08h40
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00