CAS debate doenças hereditárias ligadas a fatores raciais — Rádio Senado

CAS debate doenças hereditárias ligadas a fatores raciais

LOC: AS DOENÇAS HEREDITÁRIAS LIGADAS A FATORES RACIAIS FORAM TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS EM SALVADOR NESTA SEXTA-FEIRA. 

LOC: UMA DELAS, A DOENÇA FALCIFORME, AINDA É DESCONHECIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E NECESSITA DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA PARA O DIAGNOSTICO E TRATAMENTO. OS DETALHES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

(Repórter) Segundo o IBGE a Bahia é o estado com incidência mais alta de anemia falciforme, a doença hereditária ligada a fatores raciais mais comum no Brasil. A doença falciforme ainda é desconhecida e atinge principalmente a população de origem africana. A doença afeta as hemoglobinas, proteínas presentes nos glóbulos vermelhos do sangue. A demora no diagnóstico pode causar a morte, principalmente de crianças. A dor e a anemia são alguns dos sintomas da doença que não tem cura. Mas a enfermidade pode ser tratada para garantir a qualidade de vida aos seus portadores. A senadora Lidice da Mata, do PSB da Bahia, autora do pedido para a audiência pública, ressaltou que a doença falciforme está presente em todo o país e requer atenção especial do poder público. 

(Lídice da Mata) “O traço da anemia falciforme pode aparecer em pessoas que não tenham a doença, mas seus filhos possam vir a ter. as medidos os tratamentos e principalmente as ações na atenção básica de saúde são essenciais para a identificação e para o tratamento efetivo da doença”. 

(Repórter) A senadora Lídice da Mata é a relatora de um projeto de autoria do senador Waldemir Moka que prevê o pagamento de um beneficio mensal a pessoas portadoras de doenças hereditárias ligadas a fatores raciais. O texto também facilita os pedidos de auxílio doença e aposentadoria por invalidez por essas enfermidades. Cinco projetos que tratam dessas doenças estão em análise no Congresso Nacional. E a doença falciforme tem sido discutida em diversas comissões no Senado Federal. Em 2011, por exemplo, foram duas reuniões, em que autoridades médicas e portadores da doença destacaram a necessidade de o governo criar programas de atendimento específicos para os doentes de anemia falciforme não só no Ministério da Saúde, mas também nos ministérios do Trabalho, Previdência Social e outros. A audiência em Salvador contou com a participação de pesquisadores, representantes do Ministério da Saúde e de associações que reúnem doentes falciformes e seus familiares.
27/09/2013, 07h27 - ATUALIZADO EM 27/09/2013, 07h27
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00