Comissão vai debater rateio mais justo dos impostos — Rádio Senado

Comissão vai debater rateio mais justo dos impostos

LOC: A COMISSÃO DO FUTURO DO SENADO ELEGE COMO PRIMEIRA DISCUSSÃO O RATEIO MAIS JUSTO DOS IMPOSTOS QUE GARANTA AUTONOMIA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS.  

LOC: O COLEGIADO VAI OUVIR ESPECIALISTAS SOBRE ASSUNTOS QUE GARANTAM O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL EM TODAS AS ÁREAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O presidente da Comissão do Futuro, que vai discutir assuntos que possibilitem o desenvolvimento do Brasil, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, anunciou que o primeiro debate do colegiado será sobre um novo pacto federativo. Ele quer ouvir de especialistas sugestões sobre um novo rateio de impostos que garanta mais autonomia dos estados e municípios. Luiz Henrique citou a iniciativa de quando era governador de Santa Catarina, que foi dividida em 36 territórios que decidiam as obras e projetos prioritários.  

(Luiz Henrique) Começa por empoderar os municípios e os estados. Hoje, 63% do que se arrecada no Brasil vêm para o cofre da União. Então tem que haver uma nova divisão do bolo tributário e depois criar toda uma nova política de participação regional e municipal que dê poder, que empodere as instâncias menores da Federação.  

(Repórter) O relator, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, listou alguns temas que serão debatidos para que o Brasil seja o País do futuro em áreas como distribuição de renda, economia, infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, ciência e tecnologia, sistema político, previdência social e mercado de trabalho só para citar algumas. Ele anunciou que os especialistas convidados deverão apresentar respostas concretas para os questionamentos feitos pelos senadores. 

(Cristovam Buarque) Quero evitar o que vemos nas audiências de hoje em que chamamos uma pessoa para discutir o problema, como citei da primeira infância, aí vem alguém do governo dizer o que está fazendo. Sabemos o que o governo está fazendo é pouco. Queremos que a pessoa venha e diga que é preciso fazer é isso, e isso e isso. Queremos saber como dever ser o Brasil que desejamos para o futuro e como usar as ferramentas do futuro para fazer esse Brasil do futuro. 

(Repórter) O primeiro debate será realizado no dia 14 de outubro. Entre os convidados da Comissão do Futuro está o sociólogo italiano Domenico de Masi.
24/09/2013, 09h24 - ATUALIZADO EM 24/09/2013, 09h24
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00