Randolfe Rodrigues quer adiar leilão do pré-sal — Rádio Senado

Randolfe Rodrigues quer adiar leilão do pré-sal

LOC: EM ENTREVISTA AO PROGRAMA CONEXÃO SENADO, O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES DO PSOL DISSE QUE TENTARÁ ADIAR O LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA. 

LOC: COM O APOIO DE DOIS SENADORES, ELE APRESENTOU UM PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO E ENTRARÁ NA JUSTIÇA CONTRA A DISPUTA DO PRÉ-SAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá espera a votação imediata do projeto de decreto legislativo que pede o adiamento do leilão do Campo de Libra. Os senadores peemedebistas Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, e Roberto Requião, do Paraná, além de Randolfe, alegam que as denúncias de espionagem comprometem a primeira disputa do pré-sal no modelo de partilha. Além do projeto, eles vão entrar com mandado de segurança e uma ação popular no Supremo Tribunal Federal. Ao argumentar falhas técnicas no edital da Agência Nacional do Petróleo, Randolfe Rodrigues destacou que o banco de dados da ANP, que apresentou vulnerabilidades, é administrado por uma empresa norte-americana. 

(Randolfe) Chega a saltar aos olhos termos a maior empresa de exploração de petróleo em águas profundas do mundo e termos uma das maiores empresas de petróleo do planeta e não termos ainda desenvolvido uma tecnologia própria de software de administração do nosso banco de dados de petróleo. De ordem prática, não existe razão de ordem política, não existe interesse nacional que justifique a realização deste leilão. 

REPÓRTER: O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, é contrário ao adiamento do leilão de Libra. Ele citou que os dados, que poderiam ter sido espionados, são públicos e foram repassados para as empresas interessadas na disputa. Jucá ressaltou que a mudança na data do leilão pode prejudicar o repasse de verbas para a educação e saúde. 

(Jucá) O pré-sal precisa ser acelerado. Esses recursos do leilão de Libra vão trazer recursos não só para Petrobras e para o governo federal, mas para os royalties da educação e saúde. São recursos para atender à população brasileira. Portanto, é um instrumento importante de ação social. Somos favoráveis à manutenção do leilão. 

REPÓRTER: O leilão do campo de Libra está marcado para o dia 21 de outubro. Segundo a Petrobras, os poços podem render mais de 15 bilhões de barris de petróleo.
23/09/2013, 12h59 - ATUALIZADO EM 23/09/2013, 12h59
Duração de áudio: 02:15
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00