Comissão aprova indicação de novos diplomatas para o Mercosul e o Canadá — Rádio Senado

Comissão aprova indicação de novos diplomatas para o Mercosul e o Canadá

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A INDICAÇÃO DE NOVOS DIPLOMATAS PARA O MERCOSUL E O CANADÁ.

LOC: ELES DEFENDERAM QUE O BRASIL DEVE FORTALECER AS RELAÇÕES COMERCIAIS COM ESSES PAÍSES. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A diplomata Maria Carrion, aprovada pela Comissão para ser a nova Delegada junto ao Mercosul, afirmou que estará aberta para defender os projetos apresentados por governadores e prefeitos brasileiros junto ao Fundo de Convergência do Mercosul, que hoje já realiza investimentos da ordem de quase 1 bilhão e 500 milhões de dólares em obras e programas de integração.

(Maria Carrion) Em valor total superior a 1.4 bilhões de dólares. Um dos mais importantes projetos que o FOCEM tem é o projeto Brasil-Paraguai de construção da Linha de Transmissão elétrica de 500 kilowatts entre Itaipu e Villa Reyes, que constitui o projeto de maior envergadura deste Fundo.
 
(Repórter) O presidente da Comissão, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, também lembrou que outra prioridade brasileira dentro do Bloco são as relações com a Argentina, e explicou porque.

(Ricardo Ferraço) Nós também estamos com muitas dificuldades no âmbito do Mercosul sobretudo com a Argentina. Os indicadores da FIESP dão conta de que no 1º. semestre de 2013 as exportações chinesas pra Argentina cresceram 26%. E as exportações brasileiras perderam participação em 11 setores. Enfim, há um evidente desvio comercial. 

(Repórter) Carrion disse que a primeira viagem do novo chanceler Luiz Alberto Figueiredo será para Buenos Aires, visando incrementar estas negociações comerciais. Em relação ao Canadá, as trocas comerciais entre o Brasil e o país da América do Norte tem crescido muito nos últimos anos, porém tem um potencial bem maior que já está sendo explorado, segundo explicou o diplomata Pedro Bretas.
 
(Pedro Bretas) O presidente do BNDES foi lá no Canadá este ano para mostrar as possibilidades de investimentos no Brasil em infra-estrutura. O Canadá tem muito dinheiro pra investir e a gente tem que ir buscar lá este dinheiro, trazer pro Brasil estes recursos incomensuráveis. Eles olham pro Brasil, "Opa, lá nós temos uma grande possibilidade de ter um grande parceiro".
 
(Repórter) As duas indicações serão agora analisadas pelo Plenário do Senado.
19/09/2013, 02h40 - ATUALIZADO EM 19/09/2013, 02h40
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00