Proposta cria fundo para pesquisa de medicamentos contra doenças raras — Rádio Senado

Proposta cria fundo para pesquisa de medicamentos contra doenças raras

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA UM PROJETO DE LEI QUE DESTINA RECURSOS PÚBLICOS PARA A PESQUISA DE MEDICAMENTOS DESTINADOS AO TRATAMENTO DE DOENÇAS COMO DENGUE, LEISHMANIOSE E CHAGAS. 

LOC: ESSAS DOENÇAS AFETAM POPULAÇÕES DE BAIXA RENDA E COSTUMAM SER NEGLIGENCIADAS PELOS GRANDES LABORATÓRIOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A proposta do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, criava um fundo específico e garantia o repasse de recursos públicos para a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras e negligenciadas. Segundo Suplicy, os grandes laboratórios normalmente preferem desenvolver remédios para o mundo rico e desenvolvido, que serão vendáveis e lucrativos, e se esquecem de moléstias que atingem populações de baixa renda, como a malária, doença de chagas e dengue. Quando o projeto passou pela Comissão de Ciência e Tecnologia, recebeu uma modificação da senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, para que a pesquisa fosse contemplada por meio dos fundos setoriais da ciência e tecnologia 

(Ana Amélia) A melhor forma de viabilizar o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de métodos terapêuticos para as doenças raras e negligenciadas é por meio de programa de fomento à pesquisa em saúde: aproveita-se da estrutura existente; é mais viável essa forma e mais eficaz do que conceber um fundo inteiramente novo e independente com todas as limitações orçamentárias a que já estamos habituados. 

(REPÓRTER): Segundo a Organização Mundial de Saúde, as enfermidades negligenciadas como dengue, leishmaniose, malária e doença de chagas matam um milhão de pessoas por ano. O projeto de lei também assegura o repasse de recursos para a pesquisa de doenças raras, aquelas que atingem um indivíduo a cada grupo de dois mil habitantes, como a fibrose cística ou deficiências hormonais do crescimento. Depois da Comissão de Assuntos Econômicos, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.
16/09/2013, 01h00 - ATUALIZADO EM 16/09/2013, 01h00
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00