Pessoas com deficiência cobram mais atenção aos surdos — Rádio Senado

Pessoas com deficiência cobram mais atenção aos surdos

LOC: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COBRARAM, DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NESTA SEGUNDA-FEIRA, MAIS ATENÇÃO AOS SURDOS. 

LOC: E O GOVERNO ANUNCIOU QUE DEVE CONTINUAR FINANCIANDO INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM ENSINO ESPECIAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O professor da Universidade de Brasília Messias Ramos Costa, que é surdo, se comunicou com os convidados e senadores presentes à audiência pública por meio da linguagem de sinais, com tradução simultânea na voz de José Ednilson de Souza Junior. Ele destacou que os surdos têm grande dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e no serviço público porque sua primeira língua não é português, mas a Libras. E que todo o ensino atual, além dos concursos, são pensados em português, o que prejudica toda a formação dessas pessoas. 

(Messias Ramos Costa) Nos concursos, precisamos ter provas garantidas em nossa língua também, em língua de sinais. Em geral, as outras pessoas com deficiência que têm acesso à língua portuguesa saem na frente da pessoa surda visto que nós temos dificuldade com a língua portuguesa e utilizamos língua de sinais e terminamos sempre ficando de fora desses processos. É uma barreira muito grande, são pouquíssimos surdos no Brasil que conseguem acesso ao serviço público por meio de concurso. (Repórter) A professora e artista plástica Lurdinha Danezy, que tem um filho com síndrome de Down, disse que só é possível aprender a lidar com as pessoas com deficiência convivendo. 

(Lurdinha Danezy) E essa convivência só acontece a partir do momento que são criadas condições para que as pessoas com deficiência possam chegar nos espaços. Se a gente tiver Libras desde o infantil, daqui a alguns anos não precisaremos mais de intérpretes de Libras. Todas as crianças falarão Libras, e todos os surdos serão incluídos. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, ressaltou que essas cobranças são o verdadeiro motivo da audiência pública, que abriu a Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 

(Paulo Paim) De fato, essa semana da pessoa com deficiência não é só aqui para a gente dizer que está tudo bem, que está tudo legal. Nós estamos aqui é pra dizer os fatos, a verdade, reivindicar, solicitar. Pressione aqui nós todos da Comissão de Direitos Humanos. Acho que essa é a porta de entrada pra que a gente possa dialogar com o conjunto dos senadores. 

(Repórter) A secretária de educação continuada, diversidade e inclusão do Ministério da Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, anunciou, em resposta a questionamentos, que o governo vai tirar do Plano Nacional de Educação, em análise pelo Senado, a previsão de fim dos repasses, a partir de 2017, para instituições que oferecem ensino especial, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Ela disse ainda que o ministério pretende criar 27 cursos de Libras / Língua Portuguesa e 12 cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue.
16/09/2013, 02h03 - ATUALIZADO EM 16/09/2013, 02h03
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00