Senado pode votar proposta que destina mais R$ 25 bilhões para a saúde — Rádio Senado

Senado pode votar proposta que destina mais R$ 25 bilhões para a saúde

LOC: A VOTAÇÃO DA PROPOSTA QUE DESTINA MAIS 25 BILHÕES DE REAIS POR ANO PARA A SAÚDE É UM DOS DESTAQUES DO SENADO PARA A SEMANA.
 
LOC: CONFIRA A AGENDA DAS COMISSÕES NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Na quinta-feira o Senado realiza sua segunda Sessão Temática com o objetivo de discutir algumas das principais reivindicações exigidas nas manifestações populares desde junho. E depois da reforma política, o tema desta vez é o financiamento da saúde pública em nosso país. Um dos objetivos é votar o relatório de Humberto Costa do PT de Pernambuco, ex-ministro da Saúde, que destina 15% da receita corrente líquida anual do Governo para este setor. Se aprovado, isto pode significar um aumento de ao menos 25 bilhões de reais por ano para a saúde, num orçamento atual de 80 bilhões de reais. Mas antes de ser votado no Plenário, na quinta-feira, este projeto terá que passar primeiro na Comissão que estuda o tema e na Comissão de Assuntos Sociais, numa negociação que já vem em andamento como destaca o presidente da Comissão temática, senador Vital do Rego do PMDB da Paraíba.

(Vital do Rego) Da parte da presidência da Casa, há um interesse que nós ultimemos os nossos trabalhos na Comissão pra que neste esforço concentrado esta matéria esteja pautada.
 
(Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais também pode votar o projeto que determina uma comissão de pelo menos 4% para quem trabalha no comércio. Outro destaque são as Comissões Mistas que analisam as Medidas Provisórias. Os senadores devem examinar os relatórios finais para a MP que desonera o PIS/PASEP e a COFINS no transporte público, com o objetivo de baratear o preço das passagens, e a MP que autoriza o Governo a conceder crédito de 15 bilhões de reais ao BNDES. Já a Comissão de Assuntos Econômicos examina o projeto do senador Paulo Paim que cria a aposentadoria especial para os trabalhadores da construção civil, e a Comissão de Meio Ambiente pode votar a proposta do deputado Celso Russomano do PRB de São Paulo que torna mais rápido o processo de cassação da concessão de postos que sejam descobertos vendendo combustível adulterado.
13/09/2013, 04h52 - ATUALIZADO EM 13/09/2013, 04h52
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00