CCJ deve concluir nesta terça-feira votação da minirreforma eleitoral — Rádio Senado

CCJ deve concluir nesta terça-feira votação da minirreforma eleitoral

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE CONCLUIR NESTA TERÇA-FEIRA A VOTAÇÃO DA CHAMADA MINIRREFORMA ELEITORAL. 

LOC: O PROJETO BUSCA REDUZIR OS GASTOS DE CAMPANHA E DAR MAIS TRANSPARÊNCIA ÀS ELEIÇÕES. MAS ALGUMAS PROPOSTAS AINDA SÃO POLÊMICAS, COMO O FIM DA CONTRATAÇÃO DE CABOS ELEITORAIS. REPÓRTER RENINA VALEJO. 

(Repórter) A proposta de minirreforma eleitoral foi aprovada em primeiro turno na CCJ na semana passada, quando foram apresentadas 36 sugestões de mudanças ao projeto. Embora algumas tenham sido rejeitadas pelo relator, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, elas devem voltar à discussão nesta terça-feira. Uma delas é a do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que proíbe a contratação de cabos eleitorais. 

(Humberto Costa) “Essa tem sido uma das formas disfarçadas de compra de votos. Em alguns lugares, só o número de cabos contratados já é suficiente para eleger vereadores, por exemplo”. Rep: Valdir Raupp optou pela proposta da senadora Kátia Abreu, do PSD de Tocantins, que limita o número de contratações de acordo com a quantidade de eleitores nos municípios. Outra emenda polêmica que será reapresentada é a do senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. Ele defende a divulgação da lista de doadores de campanha antes da realização das eleições. 

(Pedro Taques) “Tem que prestar contas antes das eleições, não só dos valores recebidos como objeto da doação, mas também o nome daqueles que doaram. Alguns desejam que nós possamos proibir mascarados, mas querem doadores mascarados”. 

(Repórter) De acordo com o autor da proposta original de reforma eleitoral, senador Romero Jucá, do PDMB de Roraima, apesar das divergências, há acordo para concluir a votação nesta terça-feira. 

(Repórter) “Existem algumas emendas que serão discutidas, mas na grande maioria das emendas já tem consenso, e eu espero que nós possamos votar e aprovar essa matéria enviando à Câmara dos Deputados”. 

(Repórter) Para que as mudanças possam valer nas eleições do ano que vem, o projeto deve ser sancionado pela presidente Dilma Roussef até o dia 5 de outubro.
09/09/2013, 09h08 - ATUALIZADO EM 09/09/2013, 09h08
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00